Brasil, 2002, Drama, 96 minutos

Direção: Anna Muylaert

Elenco: Ary França, Isabela Guasco, Etty Fraser

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 ANOS

Contém: Temas sensíveis

Áudio original em português

Um filme rotineiro, bem-humorado e que emana simpatia. Esse é Durval Discos. Mas não se esqueça que como um bom disco, ou qualquer disco, há sempre um outro lado. Esse é apenas o lado A. Estruturalmente temos dois filmes em um, apesar da história ser uma só.

O tempo passou. Durval, o dono de uma loja de discos, não entende o que as pessoas veem no CD, e acredita que o vinil é eterno. Na sua loja vazia tem a companhia de sua mãe, com quem vive, e recebe visitas e clientes que trazem humor ao cotidiano. Mas é hora de mudança. Sim, tudo vai mudar. Para que nada mude, é necessário contratar uma empregada doméstica que faça as tarefas que a mãe de Durval já não consegue executar por conta da idade. Mal sabia Durval que faltavam poucas músicas antes de trocar o lado do disco.

O fim do lado A é uma explosão de positividade. Como uma música que te faz dançar com um sorriso de orelha a orelha. Pena que é hora de levantar a agulha e conhecer o que há do outro lado. Chega a parte mais tensa da história. O humor dá lugar ao suspense e o inusitado entra pela porta da frente de uma loja acostumada à rotina. O disco acaba, e a mudança é tão brutal que talvez seja melhor mudar de mídia e ouvir um CD.

Lucas Henrique Sant’Anna