You are currently viewing Observatório do CDCC recebe público no ‘Domingo solar’

Observatório do CDCC recebe público no ‘Domingo solar’

  • Post author:
  • Post category:Geral

Atividade acontece no último domingo do mês, das 14 às 16 horas

Neste domingo, 26 de junho, haverá no Observatório mais uma edição do Domingo Solar. O evento é promovido pelo Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos e acontece à tarde, entre 14 e 16 horas.

No Domingo Solar é feita a observação do Sol de forma segura, utilizando-se vários métodos. Telescópios especialmente equipados para a observação solar são colocados à disposição do público. O evento é gratuito e não é necessário inscrição prévia. Lembramos que a observação depende de condições meteorológicas favoráveis.

Importante: nunca olhe diretamente para Sol, muito menos com óculos escuros, filmes fotográficos velados, chapas de radiografia ou quaisquer instrumentos ópticos. Para uma observação segura do Sol consulte um astrônomo ou compareça a um Domingo Solar.

Recomendações e avisos para a participação nos domingos solares:

1) durante a atividade, mantenha o distanciamento das pessoas que não são do seu grupo familiar ou de convívio;

2) a atividade depende de condições meteorológicas favoráveis. Em caso de céu nublado ou chuva, não será possível observar o Sol;

3) é recomendável trazer sua própria garrafa com água, pois os bebedouros do Observatório estarão interditados;

4) não esqueça de se proteger contra os raios solares: traga chapéu e/ou filtro solar. Procuraremos, na medida do possível, evitar a incidência direta da luz solar, mas a exposição ao Sol é inevitável em alguns momentos.

Atenção: A participação só será permitida com uso de máscara e mediante apresentação de comprovante de vacinação contra COVID-19 (ciclo completo). Crianças menores de 12 anos estão dispensadas da apresentação de comprovante de vacinação, porém devem apresentar um documento de identidade.

O que: Domingo Solar

Quando: Domingo, 26 de junho, das 14h às 16h

Onde: Observatório Dietrich Schiel – Área 1 da USP de São Carlos, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma.

Informações: (16) 3373-9191 ou acesse www.cdcc.usp.br