‘Dante Alighieri’ já está instalado no CDCC e poderá ser visto quando a visitação for restabelecida

Busto é obra do mesmo escultor do “Monumento à Independência”

No ano de 2020, o CDCC completou 40 anos. Como parte das comemorações, recebeu o busto de Dante Alighieri, que até então estava sendo exibido na Praça Itália. Ele passou por limpeza, foi instalado e poderá ser visto em seu pedestal original em mármore, que foi reformado especialmente para recebê-lo.

Busto de Dante Alighieri já está instalado no saguão do CDCC

Esse movimento representa uma “volta ao lar”, pois a obra foi feita especialmente para ser instalado no prédio onde o CDCC se encontra, quando ainda abrigava a Sociedade Italiana Dante Alighieri. Esta organização, segundo seu estatuto, propunha-se “à união, instrução, educação moral e beneficência dos italianos que a compõem, conservando-se alheia às questões políticas” e abrigava duas escolas para crianças italianas de ambos os sexos.

Segundo pesquisa feita por Marco Antonio Leite Brandão, com auxílio de periódicos e registros da época que se encontram em posse da Fundação Pró Memória de São Carlos, o busto foi cedido por Júlio Serpe, agente consular da Itália na cidade, e instalado em 4 de novembro de 1926, data significativa para a comunidade italiana por representar a Batalha de Vittorio Veneto, que ocorreu em 1918 e custou à Itália mais de 30 mil vidas, porém representou o fim da guerra da frente italiana e vitória de seu exército.

O busto foi executado por Ettore Ximenes, conhecido escultor italiano também responsável pelo Monumento à Independência do Brasil, conjunto escultórico feito em granito e bronze que está no Parque da Independência, na cidade de São Paulo, às margens do Riacho do Ipiranga, lugar histórico onde D. Pedro I teria proclamado a independência do Brasil

Os visitantes poderão apreciar a escultura, colocada junto a um painel com informações sobre Dante Alighieri e sobre o busto,  assim que as visitas ao CDCC puderem ser restabelecidas, com o fim do distanciamento social devido à pandemia de COVID-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top