Você está visualizando atualmente ‘Dante Alighieri’ volta ao prédio do CDCC na comemoração dos 40 anos

‘Dante Alighieri’ volta ao prédio do CDCC na comemoração dos 40 anos

No ano em que o CDCC completa 40 anos de sua criação, o busto de Dante Alighieri volta ao prédio onde era originalmente exposto quando ainda sediava a Sociedade Italiana Dante Alighieri.

Em uma parceria com a Prefeitura de São Carlos, com o intermédio da Fundação Pró-Memória, o busto foi emprestado ao CDCC e será exposto ao público durante as comemorações que ocorrerão ao longo do ano, com início em maio.

Em 05 de março de 2020, equipe da prefeitura retirou o busto da Praça Itália para ser enviado ao CDCC (crédito da imagem: José Braz Mania)

A história do busto e do prédio

O prédio do CDCC foi inaugurado em 1908, com finalidade de ser sede da Sociedade Italiana Dante Alighieri.  Foi essa entidade que encomendou o busto de Dante Alighieri  e depois o instalou no saguão do prédio, em 1926. Em 1968, o busto foi cedido à cidade de São Carlos e depois exposto na Praça Itália.

Prédio inaugurado em 1908, ainda sem o segundo andar, concluído em 1922 (imagem: acervo CDCC)

Em 1951, o prédio foi alugado para a Universidade de São Paulo (USP), onde foram iniciadas as atividades da Escola de Engenharia de São Carlos e posteriormente de outros institutos. O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) também foi instalado no prédio, e em maio de 1980 se deu sua criação oficial. Em 1985, o imóvel foi comprado definitivamente pela USP.

Fachada atual do prédio do CDCC (crédito da imagem: José Braz Mania)

De quem é o busto

Dante Alighieri, que nasceu em Florença e viveu de 1265 a 1321, é considerado o maior poeta italiano. Escreveu “A Divina Comédia”, uma das obras-primas da literatura universal.

Busto de Dante Alighieri, que será exposto no CDCC (crédito da imagem: José Braz Mania)

Texto: Comunicação do CDCC

Comunicação do CDCC: (16) 3373-8291