No ano em que o CDCC completa 40 anos de sua criação, o busto de Dante Alighieri volta ao prédio onde era originalmente exposto quando ainda sediava a Sociedade Italiana Dante Alighieri.
Em uma parceria com a Prefeitura de São Carlos, com o intermédio da Fundação Pró-Memória, o busto foi emprestado ao CDCC e será exposto ao público durante as comemorações que ocorrerão ao longo do ano, com início em maio.
A história do busto e do prédio
O prédio do CDCC foi inaugurado em 1908, com finalidade de ser sede da Sociedade Italiana Dante Alighieri. Foi essa entidade que encomendou o busto de Dante Alighieri e depois o instalou no saguão do prédio, em 1926. Em 1968, o busto foi cedido à cidade de São Carlos e depois exposto na Praça Itália.
Em 1951, o prédio foi alugado para a Universidade de São Paulo (USP), onde foram iniciadas as atividades da Escola de Engenharia de São Carlos e posteriormente de outros institutos. O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) também foi instalado no prédio, e em maio de 1980 se deu sua criação oficial. Em 1985, o imóvel foi comprado definitivamente pela USP.
De quem é o busto
Dante Alighieri, que nasceu em Florença e viveu de 1265 a 1321, é considerado o maior poeta italiano. Escreveu “A Divina Comédia”, uma das obras-primas da literatura universal.
Texto: Comunicação do CDCC
Comunicação do CDCC: (16) 3373-8291
E-mail: comunica@cdcc.usp.br