Contagion, EUA, 2011, Drama, 106 minutos
Direção: Steven Soderbergh
Elenco: Marion Cotillard, Matt Damon, Laurence Fishburne
Classificação indicativa: 12 ANOS
Contém: Violência
Onde encontrar: YouTube, HBO GO e Looke

 

Se a indústria cinematográfica explora ao máximo a ficção ao analisar as possibilidades da realidade, não é de estranhar que haja filmes sobre catástrofes, em especial os de ocorrência de surtos de doenças. Em mundo globalizado, onde viajar de uma país para outro se tornou rápido e o comércio internacional fundamental, é de se esperar que doenças infecciosas se espalhem mais facilmente e que um evento regional tome proporções mundiais.

Exploraremos isso como tema das primeiras indicações do Cineclube CDCC. A intenção não é alarmar ninguém, mas apontar alguns filmes que podem ajudar a entender o atual contexto, os dilemas e necessidades que enfrentamos, para dessa forma conseguirmos saber como o mundo e nós mesmos podemos lidar com a atual pandemia de Covid-19.

A indicação dessa semana é Contágio, filme norte-americano de 2011, e que talvez seja o que melhor a retrata a realidade de uma pandemia. Nele, uma nova doença surge e rapidamente se espalha pelo mundo. Não se sabe sua origem e, aos poucos, estudos apontam para um vírus de origem animal. Os cientistas pesquisam incessantemente para tentar achar uma vacina ou um tratamento, porém a tarefa não é nada fácil, ainda mais com a sociedade sucumbindo ao caos. Em meio a tudo isso, notícias falsas se espalham, teorias de que a nova gripe tenha sido criada em laboratório e de que a cura é um remédio facilmente encontrado em farmácias.

O filme apresenta diversos conceitos utilizados por epidemiologistas e cientistas da área, desde o potencial de propagação de um vírus até etapas para produção de uma vacina, que inclui a reprodução do vírus em laboratório e testagem em animais. Introduz também as questões de infraestrutura, como construções de hospitais de campanha, fechamento de escolas e políticas de distanciamento social. E mostra o porquê dessas medidas serem tão necessárias.

Contágio ainda apresenta um pouco do drama de pessoas normais sem saber lidar com o desconhecido, um inimigo invisível que ameaça entes queridos e que, no início, nem mesmos médicos sabem do que se trata. Um drama agravado pela desinformação, que em tempos como esse é tão nociva quanto um vírus.

Vale destacar que o filme apresenta uma doença muito mais grave que a Covid-19 e que o tempo para a produção da vacina, assim como o modo como ela aparece sendo testada em humanos, é totalmente irreal.

 

Lucas Henrique Sant´Anna

 

Vídeo informativo:

Música da Abertura: Chameleon por Dee Yan-Key (https://freemusicarchive.org)
Licensed under Creative Commons
Música: Algorithms por Chad_Crouch (https://freemusicarchive.org)
Licensed under Creative Commons