Dia 07 de março de 2020, às 20 horas

Nuovo Cinema Paradiso, Itália, 1988, Drama, 124 minutos
Direção: Giuseppe Tornatore
Elenco: Philippe Noiret, Jacques Perrin, Salvatore Cascio

 

Salvatore (Totó) é um famoso cineasta italiano, quando recebe uma ligação de sua mãe avisando do falecimento de seu velho amigo, ele retorna à aldeia em que nasceu, onde não pisa há 30 anos. O telefonema lhe traz recordações de sua infância e, principalmente, do cinema da cidade, chamado Cinema Paradiso. Foi lá que ele passou os melhores momentos de sua vida e onde conheceu o projecionista Alfredo. Fugindo constantemente para as sessões de cinema, especialmente para a sala de projeção, Totó apresenta uma paixão imensa por filmes e, apesar dos protestos de sua mãe, o menino faz um trato com Alfredo para que este lhe ensine as técnicas por trás das projeções.
Contudo, um acidente no Paradiso e sua reinauguração, agora como O Novo Cinema Paradiso, fazem com que o jovem aprendiz de Alfredo se torne então o responsável pelas exibições. A medida que Totó cresce, seu amor por filmes aumenta, assim como seu amor pela bela Elena, uma moça nova na cidade. A decepção amorosa e o incentivo de Alfredo acabam por levar o jovem a viajar para Roma, onde construirá sua carreira como cineasta.
Cinema Paradiso apresenta-se como uma homenagem à chamada Sétima Arte, com seus personagens carismáticos e seu enredo ao mesmo tempo dramático e divertido, além de ter sido consagrado como melhor filme estrangeiro nas premiações do Oscar e Globo de Ouro. Mais ainda, é impossível passar desapercebida a maravilhosa trilha sonora de autoria do compositor italiano Ennio Morricone, reconhecido internacionalmente por suas diversas composições para obras cinematográficas.

Carolina de Santis e Silva

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE

TRAILER