ESCRAVOS DO DESEJO
Of Human Bondage, EUA, 1934, Drama, 83 minutos
Direção: John Cromwell
Elenco: Bette Davis, Leslie Howard, Frances Dee
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre
Áudio em inglês, com legendas em português
Durante a década de 30, o cinema Hollywoodiano ainda era marcado por representações femininas que, em sua maior parte, eram delicadas e glamorosas. Nesse contexto, a jovem e talentosa atriz, Bette Davis, em um movimento arriscado para a sua imagem, resolveu estrelar o filme Escravos do Desejo, baseado num romance de W. Somerset Maugham, com uma personagem que beirava o repugnante para a época.
No longa, acompanhamos Philip Carey, um artista frustrado por notar que apesar da sua habilidade e amor em pintar, não haveria talento que o levaria ao topo da sociedade e o desvincularia de sua deficiência no pé, na época chamada de “pé torto”. A partir disso, Philip resolve cursar medicina, além de tentar mudar a sua postura quanto a si próprio. Nesse trajeto, enquanto frequenta uma simples cafeteria, conhece Mildred Rogers, personagem de Bette Davis, descrita como uma bela mulher, aproveitadora e fútil. Com isso, o longa se resume a uma série de encontros e desencontros entre os dois personagens, onde Philip demonstra que seu amor por Mildred é um fardo que precisa carregar para sempre, apesar de sempre acabar sendo abandonado, e até trocado por ela, que prefere outros homens e outra vida.
No geral, Mildred é representada como uma clássica Femme Fatale, uma personagem que abusa de algum de seus atributos, físicos ou sociais, para manipular outras pessoas em benefício próprio. Já Philip, transfere para sua vida social e profissional a má visão que tem sobre si próprio, onde sua deficiência o define, criando a necessidade de ser bem visto de alguma forma e de, principalmente e acima de tudo, ser amado. Juntos, esses dois personagens, ainda que um tanto caricatos, são retratos dos valores sociais de seu próprio espaço e tempo, e nos mostram que tais valores estão intimamente ligados aos nossos desejos cotidianos.
Assim, apesar de muito criticado na época, Escravos do Desejo conseguiu levar Bette Davis ao estrelato, onde é considerada uma das maiores atrizes de sua geração. Junto disso, o filme é responsável direto pela popularização de personagens femininos não idealizados em Hollywood, tornando-o fundamental para a história cinematográfica.
Igor S. Santos