DISQUE BUTTERFIELD 8
Butterfield 8, EUA, 1960, Drama, 108 minutos
Direção: Daniel Mann
Elenco: Elizabeth Taylor, Laurence Harvey, Eddie Fisher
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos (contém violência e drogas)
Áudio em inglês, com legendas em português

Adaptado do livro de mesmo nome do autor, John O’Hara, a história é ambientada em Nova Iorque e tramita entre a alta sociedade. Gloria Wandrous, uma bela mulher, possui um serviço de mensagens gravadas por telefone, e é modelo de uma loja de vestidos, ela tem sua atenção disputada pelos magnatas mais influentes da cidade. Durante a noite tem encontros casuais com homens, sempre escolhendo as melhores companhias em cada noite. Gloria é atormentada pelos traumas que passou na infância com a morte de seu pai e de uma relação que ocorreu no começo de sua adolescência, influenciando no seu comportamento e no modo que vê o mundo.

Em um desses encontros, ela acaba por conhecer Weston Liggett, um advogado de formação, mas que não exerce a profissão. Liggett é casado e trabalha na empresa da família de sua esposa Emily Liggett. Desgostoso com seu emprego e em crise com o casamento, leva uma vida de vadiagem. A senhora Liggett, apaixonada pelo seu marido, não desiste do casamento, mesmo a sua mãe à aconselhando a fazer o contrário, pois ela acredita que um dia possa viver um casamento feliz ao lado do seu marido.

A modelo tem uma relação especial com Steve Carpenter, seu amigo de infância. Ele tem uma namorada, Norma, que possui um ressentimento da amizade que ele cultiva com a senhorita Wandrous. A senhora Wandrous, mãe da modelo, fez de tudo para criar sua filha sozinha após o falecimento do marido e sempre acreditando no caráter de sua filha.

Weston e Gloria passam uma semana juntos e uma paixão arrebatadora une ainda mais o casal, ao ponto de Liggett pedir o divórcio a sua esposa e começar uma sociedade com seu amigo de um escritório de advocacia, mas circunstâncias colocam em prova o amor e o futuro do casal. Com um final surpreendente, a trama mostra o cinismo da sociedade da época.

O filme ganhou dois Oscar, o de melhor atriz e o de melhor fotografia em 1961.

João Victor Sant’Anna

Assista ao trailer!