Você está visualizando atualmente CDCC tem “biblioteca” de experimentos para empréstimos a escolas

CDCC tem “biblioteca” de experimentos para empréstimos a escolas

Professores da rede municipal, estadual e particular podem usar o serviço

Uma “biblioteca”, porém de experimentos… Estamos falando da Experimentoteca do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP São Carlos (CDCC-USP). A ideia é levar a experimentação científica ao maior número possível de crianças e jovens, assim como uma biblioteca faz com a literatura. Para isso, kits contendo todo o material necessário para a realização de determinado experimento, assim como orientações ao professor e ao aluno, são disponibilizados para empréstimo, sem custos.

A Experimentoteca é composta de 102 diferentes experimentos, sendo 62 para o Ensino Fundamental e 38 para o Ensino Médio, nas áreas de Matemática, Biologia, Física e Química. Cada experimento é organizado num conjunto, ou seja, é entregue numa espécie de maleta que contém 10 exemplares do experimento – assim 10 grupos de alunos podem usá-lo simultaneamente, sem a necessidade de laboratório ou outra estrutura especial.

Clique aqui para conhecer os temas e experimentos que são oferecidos para empréstimo, assim como para consultar os guias de orientação ao professor e ao aluno.

Qualquer professor de São Carlos e região pode fazer o empréstimo do material do experimento de seu interesse. Para isso, basta agendar pelo telefone (16) 3373-9158, de segunda das 14h às 18h e de terça-feira a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h. Escolas de São Carlos podem inclusive contar com um serviço de entrega feito pelo próprio CDCC, o que também pode ser consultado pelo mesmo telefone ou pelo e-mail experimentoteca@cdcc.usp.br

Um pouco da história da Experimentoteca

A Experimentoteca foi desenvolvida pela equipe do Prof. Dietrich Schiel do CDCC, e é fruto de uma discussão dos professores que participaram do 1° Simpósio de Integração Universidades – Escolas de Ensino Fundamental e Médio, que aconteceu em 1979, em São Carlos. Sua concepção baseou-se nas necessidades que esses professores sentiam de atividades experimentais na sala de aula.

Os conjuntos para o Ensino Fundamental foram desenvolvidos entre 1984 e 1989, utilizando recursos do PADCT do Banco Mundial. Entre 1990 e 1995, com o apoio financeiro da Fundação Vitae, o programa foi disseminado para trinta e uma universidades, centros e museus de ciências em diversos estados brasileiros. Entre 2003 e 2005, foram desenvolvidos os conjuntos para o Ensino Médio nas áreas de Física, Química e Biologia, além dos conjuntos para o Ensino Fundamental e Médio na área de Matemática. O desenvolvimento contou com o financiamento do CNPq, o que permitiu a construção e distribuição da Experimentoteca do Ensino Médio para sete universidades, centros e museus de ciências, além dos conjuntos de Física para a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

O CDCC está localizado na Rua 9 de Julho, 1227, Centro – São Carlos, SP.

Para acompanhar as novidades, sigam o CDCC nas redes sociais!

Facebook: https://www.facebook.com/cdcc.usp

Instagram: https://www.instagram.com/cdcc.usp/