Você está visualizando atualmente CDCC foi palco de evento do lançamento de livros e site sobre bacias hidrográficas da região

Um público interessado no ensino de ciências e nas questões esteve presente

No último dia 23 de junho, uma quinta-feira, o auditório do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC/USP) recebeu um público interessado em questões ambientais, que incluía graduandos, professores do ensino básico e do ensino superior, representantes da prefeitura municipal e a dirigente de ensino estadual. Todos presentes para o lançamento do “Atlas Histórico e Socioambiental das Regiões Hidrográficas de São Carlos”, organizado por Silvia A. M. dos Santos, responsável pelo setor de Biologia e Educação Ambiental do CDCC, e por Denise de Freitas, professora aposentada do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar (DeME/UFSCar), bem como para o lançamento do livro “A coeducação entre gerações para a sustentabilidade”, de autoria de Bel Dominguez.

A professora Nelma R. S. Bossolan, diretora do CDCC, deu início ao evento, agradecendo a presença dos participantes e contando um pouco da história do projeto “A Utilização de Bacias Hidrográficas como Unidade de Pesquisa Ensino e Extensão”, apoiado pelo CNPq, via edital MCT/CNPq 12/2006 – Difusão e Popularização da C&T, e que resultou na produção do Atlas. Também informou que o site Atlas Sanca recebeu apoio da Pró-reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo e do projeto Criação de Espaços Permanentes de Saúde e Educação Ambiental no Município de São Carlos – FEHIDRO, enquanto que a revisão dos textos do Atlas e do livro “Coeducação entre Gerações para a Sustentabilidade”, assim como a edição impressa das obras, contou com recursos de convênio firmado entre o CDCC e o Instituto Federal de São Paulo.

Após essa abertura, Silvia, uma das organizadoras do Atlas, fez uma apresentação de seu conteúdo, mostrando como foi organizado, e ainda destacando que é um processo em construção, visto que a paisagem  está sempre se transformando. Ela ainda mostrou o site Atlas Sanca, disponível no endereço https://atlassanca.eco.br/ , que é um espaço virtual destinado à consulta e troca de informações entre as pessoas ligadas à questão ambiental na região.

Em seguida, Bel Dominguez, autora do livro “A coeducação entre gerações para a sustentabilidade”, também pôde falar um pouco da sua obra, destacando a importância da convivência entre as gerações, seja familiar, seja no interior das escolas, e de sua importância para a educação e a transformação ambiental.

O evento foi finalizado com a entrega de exemplares das obras a cada participante.

Para receber a versão impressa das obras, entre em contato com:

• silvias@cdcc.usp.br para falar sobre o Atlas Histórico e Socioambiental das Regiões Hidrográficas de São Carlos
  • beldominguez@gmail.com para falar sobre o livro A coeducação entre gerações para a sustentabilidade