CDCC e IAU USP: uma parceria em vários projetos

A orientação é da professora Simone Vizioli do IAU

O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) é o foco das atenções das pesquisas conduzidas no Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU USP) pela Profa. Simone Vizioli, do Laboratório N.elac, que abordam as potencialidades das tecnologias digitais aplicadas na documentação, preservação e educação patrimonial.

Uma das vertentes da pesquisa trata da Educação Patrimonial por meio do desenvolvimento de jogos digitais, como o jogo de quebra-cabeça digital feito a partir de desenhos do edifício do CDCC.

Uma outra ênfase do projeto é o mapeamento digital 3D, por meio da fotogrametria, de elementos de destaque do CDCC, como a fachada do edifício, o busto de Dante Alighieri e a Mulher Transparente, popularmente conhecida como “Mulher de Vidro”.

Outro “braço” da pesquisa envolve as potencialidades e desafios no uso de óculos 3D na execução de croquis tridimensionais de estudos: os pré-testes de intervenções projetuais estão sendo desenvolvidos em ambientes virtuais da edificação do CDCC.

Por fim, outro grupo de pesquisadores concentra-se em analisar e destacar as potencialidades da realidade virtual e aumentada (RVA) por meio do registro de fotografias com câmera 360o dos diversos ambientes internos e externos do CDCC. Como resultado, pretende-se obter um tour virtual por alguns espaços do Centro.

Membros da equipe que desenvolve os projetos: Simone Vizioli, Eduardo de Lima, Francisco Peppe, Gabriel Pazeti, Giovana Ferreira, Gisele Martins, Laura Hiilesmaa, Leonardo Carvalho, Lucas Lima.

 

Sobre a imagem: Processo de fotogrametria do busto de Dante Alighieri, para desenvolvimento do modelo 3D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top