Casos de Ensino como Instrumentos de Reflexão e Formação Docente

Responsável: Salete Linhares Queiroz

Objetivos

Fornecer subsídios teóricos e metodológicos para que o professor possa construir e analisar casos de ensino, bem como refletir sobre eles a fim de promover o desenvolvimento profissional.

Metodologia

Aulas expositivas dialogadas, discussão de textos, elaboração e análise de casos de ensino.

Conteúdo Programático

  • Casos de ensino: fundamentos teóricos e metodológicos.
  • Casos de ensino na educação em ciências.
  • Professor reflexivo.
  • Saberes da docência.

Bibliografia

ALARCÃO, I. A. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2005.

DOMINGUES, I. M. C. S. Os casos de ensino como “potenciais reflexivos” no desenvolvimento profissional dos professores da escola pública. Cuiabá/MT: Universidade Federal do Mato Grosso, 2007.

MIZUKAMI, M. G. N e REALI, A. M. M. R. (org). Formação de professores: práticas pedagógicas e escola. São Carlos: EdUFSCar, 2002.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2013.