Brasil, 2005, Drama, 103 minutos
Direção: Andrucha Waddington
Elenco: Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Seu Jorge
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 ANOS
Contém: Conteúdo sexual
Áudio original em português
Na realidade, não há como lutar contra o tempo. Impossível impedir a areia de cair constantemente na ampulheta. Seria como lutar contra a própria vida, contra o desenvolvimento natural a qual todos nós estamos submetidos. Porém, a questão de resistir as imposições do “destino” se torna em Casa de Areia uma análise sobre a maturidade e as relações entre mãe e filha. O quanto é possível continuar a lutar contra as areias que tomam seu lar? Quando aceitar que seu lar é a própria areia?
O filme nos mostra três gerações – mãe, filha e neta – que se encontram cercadas pelas dunas inóspitas dos lenções maranhenses. Se de início o principal objetivo é voltar à sociedade, ao contato urbano, logo nasce embates entre aquela que entende que ali há uma vida e outra que se sente presa a um destino trágico.
Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, mãe e filha na vida real, encarnam as três gerações de mulheres. Intercalando entre as diferentes fases de maturidade das personagens, as duas Fernandas são o coração do filme. O resto do corpo é areia. As dunas são, afinal, o grande personagem dessa história. É aquilo que envolve a todos os outros. Os une ou os separa. Elas são o próprio silêncio e vida. A manifestação da natureza. O tempo que passa e do qual não podemos fugir.
Lucas Henrique Sant’Anna