Bosque Santa Marta

O Bosque Santa Marta está localizado no bairro Parque Santa Marta e abriga um fragmento de Mata Estacional Semidecidual que, assim como o Cerrado, é uma das vegetações naturais do município de São Carlos. Apesar de ser um bosque municipal, sua conservação só foi possível devido ao envolvimento da comunidade local, organizada em associação de bairro e ONG.

Desta forma esta visita tem como objetivos:

  • sensibilizar professores, alunos e comunidade sobre a importância da existência das áreas verdes urbanas para a manutenção da biodiversidade, o controle de poluição atmosférica e sonora, a drenagem urbana e o microclima.
  • refletir sobre a importância da organização popular para a manutenção dessas áreas e
  • realizar estudos do meio.

Regras e Orientações

  1. A confirmação da visita dependerá do devido preenchimento da ficha de inscrição pelo professor que acompanhará a turma.
  2. O professor é responsável pela disciplina dos alunos. O monitor tem autorização para interromper a visita parcialmente ou por completo se considerar necessário.
  3. A capacidade máxima de atendimento é de 40 alunos, que preferencialmente deverão estar cursando a mesma série ou séries consecutivas.
  4. Por motivo de segurança, os participantes deverão trajar roupa apropriada e confortável: boné, camiseta, calça comprida e sapato fechado.
  5. É necessário que os visitantes tragam água e lanche.

Observações

  • As visitas duram, em média, 2 horas.
  • Para aprimorar o nosso trabalho, é muito importante que o professor preencha a ficha de avaliação da visita que será encaminhada pela equipe responsável.
  • A visita é acompanhada por monitores do CDCC, responsáveis pela abordagem dos conteúdos e pelas atividades/dinâmicas. Os monitores são convocados especialmente para atender cada visita, no horário e cronograma acertados. Atrasos e alterações do programa feitos de última hora poderão comprometer a atividade.

Agendamentos

Para maiores informações e agendamento, entrar em contato com Edson, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12:00h e das 13:30h às 17h00 pelo telefone (16) 3373-8694 ou pelo e-mail visitas@cdcc.usp.br.

Para a confirmação do agendamento é necessário o envio da ficha de inscrição devidamente preenchida pelo professor que irá acompanhar a turma.