Bombshell – The Hedy Lamarr Story , EUA, 2017, Documentário, 90 minutos
Direção: Alexandra Dean
Elenco: Hedy Lamarr, Mel Brooks, Jennifer Hom
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 ANOS
Contém: Drogas Ilícitas

Uma famosa atriz de cinema, uma polêmica celebridade, uma mulher que por muitas vezes foi subestimada. Essa é Hedy Lamarr, a mulher cuja beleza influenciou toda uma geração. Mas havia mais por traz da imagem unidimensional que lhe foi dada pelos grandes estúdios da época: havia uma inventora.

O documentário conta toda a vida da atriz, desde da sua infância em Viena, sua fuga para os Estados Unidos durante os anos 30, sua vida em Hollywood, casamentos e falhas… Só essa história já seria muito interessante, mas o filme vai além, pois Hedy Lamarr era muito mais.

A estrela de filmes como Sansão e Dalila (1949), Argélia (1938), Flor do Mal (1946), Fruto Proibido (1940) e Êxtase (1933) tinha interesse em entender e inventar coisas. E Lamarr inventou algo realmente espetacular: um sistema de impedia a interceptação de mensagens, algo que é base para diversas tecnologias de comunicação utilizadas até hoje. Toda essa história revela como a tecnologia foi pensada, criada e oferecida para a marinha dos EUA, assim como o reconhecimento pela invenção foi negligenciado por décadas.

Ao apresentar uma mulher não inserida dentro do ambiente cientifico, temos que a ciência também existe fora do mundo acadêmico. Hedy Lamarr é o exemplo de uma mulher que sempre gostou do mundo cientifico e tecnológico, apesar de não fazer exatamente parte dele. É alguém que sempre foi desconsiderada intelectualmente e apenas reconhecida por sua aparência, mas que também deixou um legado imenso fora dos holofotes.