Der Himmel über Berlin, Alemanha, 1987, Drama, 128 minutos
Direção: Wim Wenders
Elenco: Bruno Ganz, Solveig Dommartin, Otto Sander, Peter Falk
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre
Áudio em diversos idiomas, com legendas em português

Durante os anos 1950 e 1960, nos pós Segunda Guerra Mundial, em meio a destruição e a ocupação soviética e americana, a Alemanha ficou marcada por produções que se tornaram uma forma de entretenimento fútil e culturalmente desastrosa, como comédias inocentes e filmes de guerra que não retratavam a verdade. Junto disso, houve também o advento da televisão, que impactou negativamente as performances financeiras dos cinemas. Essas pressões culminaram em uma revolução cinematográfica, cuja a base foi determinada pelo manifesto Oberhausen, assinado por cerca de 26 cineastas que buscavam trazer à tona o chamado “Novo Cinema Alemão”.

Dentro desse movimento, o diretor e roteirista alemão Wim Wenders tornou-se um dos nomes mais importantes e influentes, não só na Alemanha, mas em todo o mundo. Assim, em 1987, o cineasta chegou no filme ao qual é considerado por muitos a sua obra prima: Asas do Desejo. O longa se passa em uma Alemanha pós Segunda Guerra Mundial, onde em meio a tanta destruição e uma inevitável depressão que assola a sua população, os anjos Damiel e Cassiel vagam pela Berlim dos anos 80 buscando confortar e trazer alguma esperança as pessoas.

Em meio a tudo isso, os dois anjos conhecem a humanidade em toda a sua dimensão física e psicológica, isto é, são capazes de reconhecer suas dores mais profundas e de imaginar suas reações frente ao mundo que se coloca. Mas não são capazes de sentir suas aflições, suas alegrias e sua palpabilidade. Com essa diferença quase epistemológica de vida, Damiel desenvolve um
enorme desejo por se tornar humano e também sente algo, que pensa ser amor, por uma trapezista de circo. Assim, o anjo acorda um dia, enfim, como homem.

Em suma, o diretor busca situar o filme em grandes espaços urbanos, filmados em plano zenital e com constante movimento de câmera, que revelam o cenário onde os alemães tentam suportar a vida, sendo também uma representação externa da melancolia das pessoas, que através do roteiro é desenvolvida por diálogos dos cotidianos, que relevam o íntimo da sociedade retratada.

João Victor Sant’Anna

Assista ao trailer no YouTube!