Alexander Nevsky, União Soviética, 1938, Drama Histórico, 112 minutos

Direção: Sergei Eisenstein

Elenco: Nikolai Okhlopkov, Andrei Abrikosov, Dmitriy Orlov

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 ANOS

Contém: Violência

Áudio em russo com legendas em português

 

Alexander Nevsky é um filme soviético de 1938 que relata a história do príncipe Alexander Nevsky da Rússia, que em 1242 comandou a histórica Batalha do Lago Peipus ou mais conhecida como Batalha do Gelo, levando a Rússia a vitória contra os Cavaleiros Teutônicos, que seria a Alemanha de hoje.

No começo do filme, vemos o exército alemão tomando a cidade de Pskov com intensa crueldade com os moradores, quando há uma cena em que se fala que matavam esposas e filhos dos soldados inimigos derrotados. Depois disso, decidem chamar o príncipe Alexander Nevsky para comandar o exército russo, já que ele havia derrotado os suecos não muito tempo antes. Sergei Eisenstein queria alertar a população sobre o que iria acontecer nos anos subsequentes com a possível dominação da Alemanha de Adolf Hitler.

Eisenstein, roteirista e diretor, foi um dos maiores cineastas soviéticos e realizou o filme com um único propósito, que fica claro na trilha sonora em que as canções clamam para que o povo se levante e defenda a Rússia contra os alemães, que todos os camponeses peguem em armas e defendam suas terras e sua pátria. E isso não foi aleatório, já que em 1938 estávamos a caminho da Segunda Guerra Mundial. Relembrando o passado, Eisenstein queria mostrar força e resistência, para que o povo se levantasse e acreditasse, como aconteceu nos séculos passados. As músicas são extremamente inspiradoras e fortes, uma das coisas que mais se destacaram no filme que, no geral, é um pouco lento e contido mesmo em cenas de batalha, mas não perdendo seu valor.

Mesmo sendo uma propaganda anti-alemã, o filme foi o primeiro grande sucesso de Eisenstein que depois seguiria com O Encouraçado Potemkin.

Keila Araujo