Au revoir les enfants, França, 1987, Drama, 104 minutos

Direção: Louis Malle

Elenco: Gaspard Manesse, Raphaël Fejtö, Stanislas Carré de Malberg

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 ANOS

Contém: Diálogo Adulto

Áudio em francês com legenda em português

Diferentemente de muitos filmes que se passam durante o período da Segunda Guerra Mundial, Adeus, Meninos não nos transporta para um ambiente de terror e medo. Primeiramente somos levados para a infância, a rotina de um internato para garotos, a convivência boba entre garotos que apenas vivem suas vidas e enfrentam seus dilemas. É claro que a guerra existe, é 1944 e a França está ocupada pelos alemães, as marcas do autoritarismo e do ódio estão por ali, permeando a sociedade, porém naquele microcosmo os meninos não são obrigados a amadurecer forçadamente, tudo aquilo está distante.

Entre os grandes problemas que um garoto comum de 11 anos pode ter, Julien Quentin passa seus dias entre estudos, brincadeiras e amizades. Tais interações são a base do filme. Observamos os garotos conversarem, matarem tempo, tramar seus planos e travessuras. Porém, é inevitável permanecer alheio. Mesmo que não percebamos, os conflitos já estão no ambiente.  Ao retornar das férias de Natal, três novos alunos ingressam no internato católico onde Julien estuda. Entre eles está Jean Bonnet, do qual Julien se tornará amigo e descobrirá um grande segredo.

A chegada desses garotos será um ponto de inflexão na vida de todos aqueles meninos. Ao menos foi na do diretor Louis Malle, que escreveu o roteiro baseado em memórias de sua infância.  A inocência que em outros contextos se esvairia com cada nova experiência, aqui é arrancada ao descobrir a indiferença e um fato importante. Que a maldade, a pura maldade, não é realizada necessariamente por um indivíduo mal, apenas por um indivíduo.

Contada de forma simples e honesta, Adeus, Meninos é, além de muitas coisas, uma história sobre a despedida da infância. Sobre o adeus aos amigos, lugares e dias que nunca mais voltarão. Um adeus aos meninos.

Lucas H. Sant’Anna