It Happened One Night, Estados Unidos, Romance, 1934, 105 minutos
Direção: Frank Capra
Elenco: Clark Gable, Claudette Colbert, Walter Connolly, Roscoe Karns
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre
Áudio original em inglês, com legendas em português
Ellie Andrews aparenta viver a vida dos sonhos de muita gente. Herdeira de uma fortuna de Wall Street, a bela jovem é uma presença frequente nas colunas sociais dos jornais, em especial desde que se casou com o piloto King Wrestley. No entanto, por trás da aparência de glamour, esconde-se um coração profundamente infeliz. Desde criança, cada passo de Ellie era controlado por seu pai, o magnata Alexander Andrews. O relacionamento com Wrestley foi um breve lampejo de liberdade na vida da moça; de fato, o casamento se deu contra os desejos do pai, que detesta o piloto. Todavia, mesmo essa frágil afirmação de independência não atravessa incólume o domínio de Alexander. Ele prende a filha em um iate próximo ao litoral da Flórida, enquanto os seus advogados cuidam de pedir a anulação do casamento dela. Contudo, Ellie, determinada a viver o seu amor, salta em direção ao mar e consegue nadar até a costa, onde inicia uma viagem para Nova York. Escondendo-se da polícia, tentando se manter fora do radar
da imprensa, ela acaba conhecendo o jornalista Peter Warne. Ele aceita ajudá-la em sua jornada secreta, sob a condição de, ao final dela, escrever uma matéria sobre a fuga e o amor da jovem. Contudo, o que nem Ellie nem Peter esperavam é que, durante os sinuosos caminhos e descaminhos da viagem, uma estranha paixão começasse a se impor sobre eles.
A obra pertence à chamada Era de Ouro de Hollywood, quando muitas técnicas e ideias que influenciariam o cinema mundial encontraram, nos estúdios americanos, a sua primeira expressão. De modo mais específico, o filme traz características de screwball comedy, subgênero de comédia romântica que retrata o amor contra um pano de fundo de situações absurdas. Nos anos 1930, este tipo de filme esteve em voga nas telas estadunidenses, pois oferecia a possibilidade de um oásis escapista em meio às desolações da Grande Depressão.
A partir de um humor simples, mas bem construído, a narrativa monta um retrato da busca por autenticidade, pelo controle sobre os rumos da própria vida; e mostra como, nas situações mais absurdas, o amor pode dar as caras, sem ser convidado.
Luan Augusto Machado de Lima
