Hugo, EUA, 2011, Aventura e Fantasia, 126 minutos

Direção: Martin Scorsese

ELENCO: Asa Butterfield, Chloë Grace Moretz, Ben Kingsley, Sacha Baron Cohen, Christopher Lee

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE

ONDE ENCONTRAR: Telecineplay, Primevideo, Netflix

Áudio original em inglês com legendas em português

 

A Invenção de Hugo Cabret é ambientado no início do século 20, na França, após a Primeira Guerra Mundial. Trata-se de uma obra de aventura e fantasia que conta um pouco da história da criação do cinema por meio de um emocionante mistério investigado pelo protagonista Hugo, encorajado por sua amiga Isabelle. O filme acaba se configurando como uma grande e bela ode ao cinema pela qual o diretor Scorsese demonstra sua paixão pela cinematografia.

Hugo é um órfão que trabalha fazendo a manutenção dos relógios da estação de trem de Paris enquanto rouba alimentos para sua sobrevivência e pequenas peças mecânicas para terminar de consertar um autômato deixado pelo seu falecido pai. Após ser pego por um dos lojistas da estação, Hugo acaba fazendo amizade com Isabelle, a sobrinha do vendedor, que o ajuda a desvendar os segredos da máquina ao mesmo tempo que investigam também o passado de seu tio. A trama se desenrola e, no desenvolvimento do ato final, apresenta a história da origem e de desenvolvimento artístico, fantasioso e subjetivo do cinema como o conhecemos hoje.

O filme se propõe a capturar a atenção de todos os públicos, mas se destina principalmente ao infantil que seria o mais facilmente cativado e pelo conjunto de toda a fantasia na atmosfera do longa. A narrativa é construída de maneira simples, linear e natural, facilitando sua absorção pelo espectador, graças ao bom desenvolvimento de roteiro e da maestria com que foi dirigido. Entre outras obras de Scorsese, essa se destaca pelo tom mais leve, diferente das outras produções do diretor, porém ainda se observa a mesma dedicação e excelência que o aclamou em suas obras consagradas como Taxi Driver e Os infiltrados. Em decorrência disso, A Invenção de Hugo Cabret teve seu reconhecimento em vários festivais e premiações;  estão entre os mais importantes os Oscar de melhores efeitos visuais/especiais, melhor fotografia, melhor direção de arte, melhor mixagem de som, melhor edição de som e melhor trilha sonora e outras premiações como Golden Globe Awards, com a melhor direção e o prêmio BAFTA (British Academy Film Awards) em melhores efeitos visuais e melhor som.

 

Thiago Freire Nascimento