La strada, Itália, 1954, Drama, 108 minutos
Direção: Federico Fellini
Elenco; Giulietta Masina, Anthony Quinn, Richard Basehart e Aldo Silvano
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos
Contém: Violência
Onde encontrar: Youtube

 

Encantador, perspicaz e humilde, A estrada da vida se trata de um premiado filme, dirigido por Federico Fellini, e que exprime muito bem as características de sua escola cinematográfica, que estava em voga na época, o Neorrealismo italiano. No decorrer da narrativa, podemos observar uma obra interessada na vivência e nas dinâmicas sociais de seus personagens, ambientado na convivência do povo italiano. Vemos a aplicação de todo esse contexto do dia a dia daqueles que se sustentavam pela arte, com uma vida itinerante, nada fácil, mas cheia de aventuras, experiências e tudo mais. A obra se passa, de maneira geral, no interior da Itália, década de 1950, onde acompanhamos Gelsomina ser literalmente vendida pela própria mãe para o brutamonte Zampanò, que faz espetáculos itinerantes onde se apresenta como “O homem do peitoral de aço”. Depois do ocorrido, ela passa a acompanhá-lo em suas viagens, além de também se apresentar com ele, porém sob o total controle e autoridade de Zampanò.

Com essa nova dinâmica em sua vida, Gelsomina se percebe infeliz, visto que o homem é uma pessoa rude, grosseira e que aparenta não se importar com ela de nenhuma forma, mas é impedida de fugir e também sofre diversas repreensões físicas e psicológicas durante várias empreitadas. Em uma das oportunidades, Gelsomina acompanha um festival de um famoso e espetacular circo, pelo qual fica encantada. Percebemos na personagem que tem gosto e leva jeito para as artes circenses e teatrais, porém é constantemente podada por Zampanò, para fazer somente o que lhe for ordenada. Em outro momento, neste mesmo circo ela conhece um extravagante artista, o qual a ensina algumas artimanhas muito interessantes, mas algumas situações ocorrem e mudam completamente o rumo da trama.

Assim o enredo se desenvolve, temporalmente de maneira linear, de forma clara e coesa, além do carácter realista do filme não se limitar tão somente a observação da realidade social dos indivíduos, apesar de ser uma questão corriqueiramente abordada, mas também mostra sutilmente a visão de vida dos personagens, tal qual mostra a de Gelsomina durante o enredo.

Trata-se de um belo filme, muito carregado com as temáticas pertinentes de sua época, tendo recebido o reconhecimento de alguns dos mais importantes festivais de cinema, tais como indicação ao prêmio BAFTA de melhor atriz e melhor diretor, vencedor do prêmio Bodil de melhor filme europeu e recebido o Oscar de 1957 de melhor filme estrangeiro.

Thiago Freire Nascimento