The Lady Vanishes, Reino Unido,1938, Suspense, 96 minutos

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: Margaret Lockwood, Michael Redgrave, May Whitty

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 ANOS

Contém: Tensão, Violência, Temas Sensíveis

Áudio em inglês com legendas em português

O filme conta a história de uma mulher que está viajando no trem para encontrar com seu noivo. No caminho, é ajudada por uma senhora quando um vaso lhe cai na cabeça. Ela dorme e quando acorda a senhora sumiu. Ela passa a andar pelo trem procurando por ela enquanto todas as pessoas do trem tentam convencer a moça que a senhora nunca existiu. O único que a ajuda é um homem com quem teve uma desavença no dia anterior. Ele também parece não acreditar na veracidade da história, mas ainda assim se interessa em lhe prestar socorro.

Posteriormente, vamos descobrir que o problema é que a senhora está carregando uma mensagem que alguns grupos não querem que seja entregue. O mais interessante é que Hitchcock declara que é baseado em uma história real. Não a história, mas essa essência, e por isso continua sendo refilmada. Na maioria dos casos, fica cansativo depois de um tempo, mas nas mãos dele fica um filme bem interessante.

Claro que os que gritam que filmes não são verossímeis podem reclamar de certos detalhes da história. Coisas do gênero: “por que entregar uma mensagem importante para uma velha que qualquer um pode matar”, ou até mesmo como a “mensagem pode ser uma música”. O que realmente importa é que nas mãos de Hitchcock isso serve ao filme. Simples assim.

Fonte: http://resenhafilme.blogspot.com/2011/09/hitchcock-truffaut-20-dama-oculta-lady.html