Você está visualizando atualmente CDCC foi palco do lançamento da Plataforma Observa Sanca

CDCC foi palco do lançamento da Plataforma Observa Sanca

• Autor do post:
  • Categoria do post:Geral

Público encheu o auditório para conhecer a iniciativa

A plataforma Observa Sanca – https://www.observasanca.ufscar.br/ – tem o objetivo de disseminar e tornar acessíveis informações sobre o município de São Carlos e região, a partir do conhecimento produzido nas universidades e em outras instituições locais e órgãos governamentais. ​ Seu lançamento ocorreu presencialmente às 19h no dia 01 de dezembro de 2022 no Auditório do CDCC/USP (Centro de Divulgação Científica e Cultural – Universidade de São Paulo).

A iniciativa vem sendo desenvolvida pela UFSCar, por meio dos departamentos de Ciências Ambientais (DCAm) e de Hidrobiologia (DHb), e pela USP, por meio do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) e Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), com o apoio das pró-reitorias de extensão de ambas universidades. A missão é apoiar a tomada de decisão, replicando inovação, fomentando políticas públicas e inspirando pessoas para a realização de ações educativas e transformadoras para a sociedade. As instituições realizadoras esperam ampliar parcerias e a rede de instituições envolvidas.

O conteúdo disponível na plataforma Observa Sanca é apresentado  em três formatos: imagens, mapas e textos. É possível ter acesso a mapas do município de São Carlos sobre relevo, geologia, usos do solo, vegetação, aspectos socioeconômicos, viários, entre outros. Na parte de textos, serão disponibilizados documentos escritos, como artigos científicos, trabalhos técnicos, projetos, leis, notícias etc. A comunidade também será convidada a compartilhar documentos, imagens, mapas e outras formas de linguagem e comunicação, como poemas, depoimentos, desenhos etc.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail observasanca@ufscar.br ou com a professora Renata Peres pelo e-mail renataperes@ufscar.br.