Você está visualizando atualmente Experimentoteca do CDCC beneficia crianças em situação de vulnerabilidade em Campina Grande

Ação social procura estimular o gosto dos jovens pela ciência

O Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (CDCC/USP) presta serviço à comunidade disponibilizando para a rede de ensino, sem custos para o usuário, kits experimentais por meio do programa Experimentoteca, similarmente ao que uma biblioteca faz com publicações. São 102 conjuntos temáticos nas áreas de Matemática, Biologia, Física e Química, sendo cada um deles composto por dez exemplares do mesmo experimento, para ser usado por até dez grupos de alunos simultaneamente, sem a necessidade de laboratório ou de qualquer infraestrutura especial.

Desde sua implementação, em 1980, o programa foi disseminado para universidades, centros e museus de ciências em diversos estados brasileiros e o Museu Vivo de Ciência e Tecnologia de Campina Grande Professor Lynaldo Cavalcanti foi um dos beneficiados. Em 2021 alguns dos materiais que compõem os kits do Museu foram atualizados e repostos pelo CDCC, o que tem permitido a realização de uma ação social na cidade, vinculada ao projeto chamado Campina Social Play.

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Campina Grande e desenvolvido em parceria com a Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e de Assistência Social (Semas), por meio do Programa Ruanda. São atendidas 60 crianças e adolescentes da periferia da cidade em situação de vulnerabilidade.

Segundo os realizadores, os kits da Experimentoteca são de grande valia, pois estão sendo usados para estimular o gosto pela ciência.