You are currently viewing Experimentoteca do CDCC beneficia crianças em situação de vulnerabilidade em Campina Grande

Experimentoteca do CDCC beneficia crianças em situação de vulnerabilidade em Campina Grande

Ação social procura estimular o gosto dos jovens pela ciência

 

O Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (CDCC/USP) presta serviço à comunidade disponibilizando para a rede de ensino, sem custos para o usuário, kits experimentais por meio do programa Experimentoteca, similarmente ao que uma biblioteca faz com publicações. São 102 conjuntos temáticos nas áreas de Matemática, Biologia, Física e Química, sendo cada um deles composto por dez exemplares do mesmo experimento, para ser usado por até dez grupos de alunos simultaneamente, sem a necessidade de laboratório ou de qualquer infraestrutura especial.

Desde sua implementação, em 1980, o programa foi disseminado para universidades, centros e museus de ciências em diversos estados brasileiros e o Museu Vivo de Ciência e Tecnologia de Campina Grande Professor Lynaldo Cavalcanti foi um dos beneficiados. Em 2021 alguns dos materiais que compõem os kits do Museu foram atualizados e repostos pelo CDCC, o que tem permitido a realização de uma ação social na cidade, vinculada ao projeto chamado Campina Social Play.

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Campina Grande e desenvolvido em parceria com a Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e de Assistência Social (Semas), por meio do Programa Ruanda. São atendidas 60 crianças e adolescentes da periferia da cidade em situação de vulnerabilidade.

Segundo os realizadores, os kits da Experimentoteca são de grande valia, pois estão sendo usados para estimular o gosto pela ciência.

Deixe um comentário