Responsável: Agnaldo Arroio

Objetivos

A formação de professores não deve ser considerada apenas àqueles que têm acesso a tecnologias avançadas. O letramento midiático focaliza na capacidade de compreender as funções da mídia, de avaliar o modo como tais funções podem ser desempenhadas e de engajar-se racionalmente junto às mídias com as possibilidades de autoexpressão. O fortalecimento dos professores com apoio do letramento midiático possibilita que tais recursos possam ser aplicados mesmo em contextos nos quais o uso de tecnologias avançadas é limitado. Nessa perspectiva, são os seguintes os objetivos da disciplina:

• oferecer subsídios para que o professor compreenda o papel e as funções das mídias em sociedades democráticas;
  • propiciar a realização de ações que permitam ao professor avaliar criticamente o conteúdo midiático e o contexto do ensino de ciências.

Metodologia

Aulas expositivas, discussão de textos, análise e elaboração de sequências didáticas sobre tema em foco. Exibição e discussão de materiais audiovisuais.

Conteúdo Programático

• O conhecimento e a compreensão das mídias para discursos democráticos e para a participação social.
  • A avaliação dos textos de mídia e das fontes de informação; a produção e o uso das mídias e a formação dos professores de ciências; a representação nas mídias.

Bibliografia

BIMGIMLAS, K. A. Barriers to the successful integration of ICT in teaching and learning environments: review of the literature. Eurasia Journal of Mathematics & Technology Education, v. 5, p. 235-245, 2009.

MAUAIE, C.; ITO, L. S.; ARROIO, A. Media literacy and health education: empowering teachers in the Republic of Mozambique. Problems of Education in the Twenty First Century, v. 60, p. 114-124, 2014.

MORENO, R. Multimedia learning with animated pedagogical agents. In R. Mayer (Ed.). Cambridge handbook of multimedia learning (p. 507–524). New York: Cambridge University Press, 2005.

RADOO, P. D. Teaching chemistry lab safety through comics. Journal of Chemical Education, v. 83, p. 571-573, 2006.

ROTA, G.; IZQUIERDO, J. Comics as a tool for teaching biotechnology in primary school. Electronic Journal of Biotechnology, v. 6, p. 85-89, 2003.

TORNERO, J. M. P.; VARIS, T. Media Literacy and new humanism. Paris: Institute for Information Technologies in Education – UNESCO, 2010.