(EF05CI05): Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
Ensino Fundamental — Ano 6: —
Ensino Fundamental — Ano 7: —
Ensino Fundamental — Ano 8: —
Ensino Fundamental — Ano 9:
(EF09CI12): Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados;
(EF09CI13): Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
Ensino Médio:
(EM13CNT105): Analisar os ciclos biogeoquímicos e interpretar os efeitos de fenômenos naturais e da interferência humana sobre esses ciclos, para promover ações individuais e/ ou coletivas que minimizem consequências nocivas à vida;
(EM13CHS201): Analisar criticamente diferentes interpretações sobre a organização do espaço geográfico, considerando as relações entre os elementos da natureza e as ações humanas, e os impactos socioambientais resultantes;
(EM13CNT206): Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta.
Currículo Paulista
Ensino Fundamental — Ano 1:
Ensino Fundamental — Ano 2:
(EF02CI05): Investigar em diferentes ambientes do seu cotidiano ou da sua região a importância da água e da luz para a manutenção da vida e dos seres vivos.
Ensino Fundamental — Ano 3: —
Ensino Fundamental — Ano 4: —
Ensino Fundamental — Ano 5:
(EF05CI03): Identificar os efeitos decorrentes da ação do ser humano sobre o equilíbrio ambiental, relacionando a vegetação com o ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e a qualidade do ar atmosférico;
(EF05CI05): Construir propostas coletivas incentivando o consumo consciente e discutir soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e nos demais espaços de vivência.
Ensino Fundamental — Ano 6: —
Ensino Fundamental — Ano 7: —
Ensino Fundamental — Ano 8: —
Ensino Fundamental — Ano 9:
(EF09CI13): Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da comunidade e/ou da cidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
Ensino Médio:
(EM13CNT206): Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Ensino Fundamental I:
Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;
Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
Ensino Fundamental II:
Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;
Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
Ensino Médio:
Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;
Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.