No momento, você está visualizando USP presente na Ecsite Conference 2025 da Rede Europeia de Museus e Centros de Ciências.

USP presente na Ecsite Conference 2025 da Rede Europeia de Museus e Centros de Ciências.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Geral

A conferência, que é anual, ocorreu em Varsóvia nos dias 3 a 5 de junho de 2025, no Centro de Ciências Copérnico. Ela reúne Museus e Centros de Ciências europeus, com a participação de instituições de outros continentes. A programação foi bem variada em termos de formatos (p.e. Oficinas, Pecha Kucha, Fishbowl, Grupos de discussão) e temas (p.e. Comunicação da Ciência, Medindo o impacto das atividades, Desenvolvimento de exibições, Estratégias Institucionais, Equidade e Inclusão, Educação STEAM, Abordagem “Tinkering and Making”).

Os materiais didáticos e aplicativos desenvolvidos pelo CDCC e pelo EIC foram apresentados em uma sessão interativa, chamada Grand Bazaar, com atividades práticas e demonstrações, onde os participantes conheceram e vivenciaram o uso de materiais educativos. Os apresentadores desta sessão eram de 9 países diferentes, incluindo o Brasil, representado pelas Professoras Leila Beltramini (coordenadora de difusão do EIC-IFSC-CIBFar-FAPESP) e Nelma Bossolan (diretora do CDCC e pesquisadora do EIC), ambas da Universidade de São Paulo.

Duas oficinas temáticas foram apresentadas:

1) “Conhecendo os biomas e a biodiversidade brasileira com atividade mão na massa e aplicativos interativos”, que mostrou materiais impressos em 3D desenvolvidos no CDCC para compor os kits da Experimentoteca com as temáticas evolução e biomas, e o aplicativo “Floresta virtual”, desenvolvido pelo EIC, que proporciona um tour gamificado pela floresta amazônica;

2) “Células físicas e virtuais, DNA e Proteínas ao alcance das mãos: você ainda não viu nada igual”, que demonstrou modelos de células em formatos diferentes como o impresso em 3D e outro 2D na forma de quebra-cabeça; peças plásticas lego-like para montar moléculas de DNA, RNA e proteínas; mídia “Células Virtuais” com versão AR. 

Veja o slideshow para ter ideia do que foi apresentado e também conhecer o Centro de Ciências Copérnico, um lugar excepcional!