Responsáveis: Fernando Fernandes Paiva

Objetivos

Dar subsídios ao professor para que compreenda a evolução histórica e as tendências atuais do ensino de ciências, assim como aspectos comuns encontrados em modelos teóricos que norteiam as concepções de ensino-aprendizagem nesse ensino.

Metodologia

Seminários, debates e leitura de bibliografia sobre questões pertinentes à educação em ciências. Pesquisadores da área de educação em ciências, ciências naturais e divulgação científica serão convidados a participar da discussão das temáticas em foco em nas aulas.

Conteúdo Programático

  • Fundamentos e modelos pedagógicos no ensino de ciências.
  • Diretrizes curriculares para o ensino de ciências naturais.
  • A natureza da ciência e o ensino das ciências naturais.
  • Ensino de ciências em espaços não-formais e divulgação científica.
  • Linguagem, discurso e ensino de ciências.

Bibliografia

CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A.M.P.; PRAIA, J. E; VILCHES, A. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2007.

MORTIMER, E. F. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000.

NARDI, R.(Org.). A pesquisa em ensino de ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007.