TERRA ESTRANGEIRA
Brasil, 1995, Drama, 110 minutos
Direção: Walter Salles, Daniela Thomas
Elenco: Fernanda Torres, Fernando Alves Pinto, Alexandre Borges, Luís Melo
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 anos (contém nudez e drogas)
Áudio em português, sem legendas

Em 1990, logo no início do governo Collor, primeiro presidente eleito pelo povo desde 1960, o Ministério da Cultura foi transformado em Secretaria da Cultura. Nisso, a Lei Sarney, tão importante para às produções artísticas brasileiras, foi revogada e instituições foram extintas, causando grande crise no cinema nacional. Após isso, a produção audiovisual brasileira só conseguiu se reestruturar nos anos seguintes à renúncia da presidência de Collor em 1922, com a chegada de novas leis de incentivo à cultura.

Entre filmes como Carlota Joaquina: Princesa do Brazil e O Quatrilho, o longa Terra Estrangeira (1995) tornou-se um dos principais marcos da retomada do cinema brasileiro após um período de grande crise.  O filme conta a história de Paco, um jovem que acabou de perder a sua mãe e deseja conhecer a terra onde ela cresceu. Sem dinheiro devido ao confisco das cadernetas de poupança do governo Collor, Paco conhece Igor, um estranho homem que se oferece para custear a viagem, desde que o jovem faça a entrega de um pacote misterioso em Portugal. Após perder o pacote, ele encontra-se com Alex, brasileira que trabalha como garçonete em Portugal e que vive com Miguel, um músico e contrabandista. Assim, sendo perseguidos pelos bandidos, Paco e Alex se veem entrelaçados pela vida e tentam fugir para a Espanha.

O filme é um claro retrato da vida de muitos estrangeiros. Vemos a mãe de Paco sonhando em poder voltar para o seu país e apresentá-lo ao filho, falando sobre suas saudades e sonhando que voltar para casa acabaria com todos os seus problemas. Vemos personagens como Alex tentando buscar uma vida digna em outro país, mas nunca se sentindo realmente acolhida por esse lugar.

Assim, o longa é, sem dúvidas, uma das obras mais delicadas do cinema nacional, retratando a vida social de sua época, não só no Brasil, mas também em outros países. O filme mostra que existem injustiças por todo o globo terrestre, mas também nos traz o fato de que o amor, seja na amizade ou no romance, também está em todos os lugares.

Igor S. Santos

Assista ao trailer aqui!