QUE HORAS ELA VOLTA

Que Horas Ela Volta, Brasil, 2015, Drama, 114 minutos

Direção: Anna Muylaert

Elenco: Regina Casé, Camila Márdila, Karine Teles, Michel Joelsas, Lourenço Mutarelli

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos

Contém: Drogas

Onde encontrar: YouTube

O filme traz a história de Val, uma empregada pernambucana que se mudou para São Paulo em busca de proporcionar uma vida melhor para sua filha que, desde nova, vive sem a mãe. Morando na casa dos patrões, a empregada doméstica acredita que é praticamente da família, situação que se revela um equívoco a partir do momento que Jéssica, já crescida e prestes a prestar o vestibular, telefona dizendo que quer ir para casa que a sua mãe está.

Val atua como uma segunda mãe para Carlinhos, e apenas como mais uma empregada para José Carlos e Bárbara, que mesmo dizendo que ela é parte da família (cuidando dos três como se fosse uma mãe) agem como se ela fosse apenas um serviço contratado, a diminuindo, não diretamente, mas de uma maneira muito mais vil e desumana, menosprezando sua cultura, presente dado, assuntos e interesses.

Todo equilíbrio hierárquico entra em ruína com a chegada de Jéssica, que age na casa não como uma subalterna e sim como uma hóspede, que acaba gerando grandes tensões, fervilhando e expondo o abismo existente entre os funcionários e os patrões.

O longa retrata muito fortemente a disparidade entre as classes, tratando como família quando convém, apenas para suprir o amor maternal insuficiente dado pela dona da casa. Toda a discriminação da obra vem por parte dos patrões, mais especificamente de dona Bárbara, vindo ser absorvida por Val em todos os anos de serviço, o que a faz acreditar que uma sub existência é o máximo que ela merece.

Sendo possível relacionar o filme com outra grandiosa obra, A Casa Grande e a Senzala, de Gilberto Freire, onde ambos possuem as mesmas ideias centrais se diferenciando pelo período histórico em que cada uma foi concebida. A trágica frase: “a história se repete” nunca se fez tão presente quanto nessas duas representações sobre desigualdade de classes, superior e inferior, rico e pobre, senhor e escravizados, patrão e empregado.

Lucas Reis