The Great Dictator, EUA, 1940, Comédia,125 Minutos

Direção: Charles Chaplin

Elenco: Charlie Chaplin, Paulette Goddard, Jack Oakie

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE

Áudio em inglês com legendas em português

 

Como um dos seus maiores sucessos, Charles Chaplin conquista a todos mostrando uma mensagem de amor e resistência durante a obra O Grande Ditador. Nesse filme acompanhamos a trajetória de um barbeiro judeu que serviu o exército do país fictício da Tomânia (uma clara representação da Alemanha). Ao final do confronto, fugindo do exército inimigo, o jovem judeu salva a vida de um aliado de guerra quando os dois fogem em um avião, onde, apesar dos esforços, ambos se acidentam e o barbeiro perde a sua memória, ficando em coma por 20 anos.

Quando acorda, se vê em uma Tomânia totalmente mudada e já dominada pelo fascismo. O Fuhrer Hynkel havia botado suas garras e contaminado o imaginário popular com o ódio aos judeus. Judeus esses que são representados pelos moradores do “Gueto”, um pequeno bairro onde todos sofrem a repressão incessante das políticas antissemitas e ações repressivas do estado fascista.

Contendo provavelmente o discurso mais emblemático dos filmes de Chaplin, O Grande Ditador possui uma carga muito forte e uma mensagem direta contra o nazismo. A obra é uma grande representação da loucura e da perversidade do nazismo que busca de tudo para poder aniquilar seus opositores e conquistar seu objetivo máximo.

Chaplin retrata a resistência de uma maneira muito humana, em nenhum momento os oprimidos desejam ser o opressor, os moradores do gueto só buscam paz para levarem as suas vidas de um jeito tranquilo e pacato, sem serem mortos pelo que são.

Cesar A. Lima