Die Ehe der Maria Braun, Alemanha,1979, Drama, 120 minutos
Direção: Rainer Werner Fassbinder
Elenco: Hanna Schygulla, Ivan Desny, Klaus Löwitsch, Hark Bohm
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 ANOS
Contém: Violência, Drogas, Sexo e Nudez
Áudio original em alemão, legendas em português
A cena inicial é um tanto tragicômica: Maria e Hermann se casam no cartório, às pressas, em meio a um bombardeio, cenário comum da Alemanha no final da Segunda Guerra Mundial. Depois disso, corta para a cena da vida de Maria após o marido ter sido enviado como soldado e, com o fim da guerra, dado como desaparecido. Maria se encontra em extrema pobreza e faminta. Ao mesmo tempo em que continua a procurar por Hermann, a protagonista busca conseguir sobreviver e sustentar a si e a sua mãe. Primeiramente, a personagem consegue emprego em um bar, onde inicia um caso com um soldado americano, até ser surpreendida pelo retorno de Hermann, o qual, naquele momento, fora dado como morto. Em meio a uma briga entre o americano e o marido, Maria mata o amante, porém Hermann assume a culpa e vai preso. Com a premissa de criar uma vida digna, de segurança e estabilidade financeira para recebê-lo fora da prisão, Maria cria estratégias para “crescer na vida”, até que se torna uma executiva de sucesso, trajetória marcada por um romance extraconjugal de grande peso.
O Casamento de Maria Braun se tornou um marco no Novo Cinema Alemão, que buscava reconstituir a imagem internacional do país depois do nazismo, analisando criticamente o legado do fascismo no pós-guerra. Assim, o roteiro é linear e realista, explicitando o período histórico e a situação econômica vigente. Além disso, conta com uma protagonista forte e resiliente, com altos e baixos, fazendo com que o público se identificasse com seu sofrimento e sua ambição e simpatizasse com suas desilusões e frustrações.
O filme também pode ser visto como uma metáfora para o desenvolvimento do país depois da Guerra, em uma época de reconstrução e do “milagre econômico”. Que fim levaria a Alemanha? Afinal, que fim levou Maria?
Vitória Sirius