Women in Love, Reino Unido,1969, Romance/Drama,130 minutos

Direção: Ken Russell

Elenco: Glenda Jackson, Jennie Linden, Oliver Reed, Alan Bates

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 18 ANOS

Contém: Relação íntima, Nudez, Diálogo Adulto

Áudio em inglês com legenda em português

Um filme que se passa nos anos 1920 em uma cidade mineira da Inglaterra pós Primeira Guerra, que traz elementos desse período com o contexto de Gerald em sua fábrica e o claro desequilíbrio da vida dos trabalhadores e do seu próprio círculo social. Uma narrativa que fala puramente sobre amor. Amor de irmãs, amor de amigos próximos, amor de um amante. E também sobre a falta dele e como isso nos afeta como seres humanos.

Úrsula e Gudrun são duas irmãs que trabalham em uma escola para crianças, em uma vida estável e monótona. Gundrun é artista, quer ser livre e também tem várias críticas ao estilo da elite inglesa. Já Úrsula é meiga e sonhadora, gosta de seu emprego como professora infantil, porém anseia mais da vida e acredita que só a paixão verdadeira a dará.

Contudo, a interação das duas com Rupert e Gerald, dois melhores amigos que são inspetor de escola e um mineiro respectivamente, muda a vida dos quatro para sempre. Quatro personalidades diferentes, dois relacionamentos, dois modos completamente opostos de visão de mundo, enquanto Úrsula e Rupert, apesar dos conflitos, acreditam em um amor puro e profundo, que pode simplesmente definir e mudar vidas, mesmo com o pontuado pessimismo de Rupert. Grudrun e Gerald estão perdidos pelo desejo, pela posse e por traumas familiares, marcando o relacionamento com conflitos e tragédia.

O amor e o desejo se confundem muitas vezes. Como diferenciá-los? Mulheres Apaixonadas é uma história reflexiva e trágica sobre a necessidade dessas pessoas se sentirem amadas.

Keila Araujo