Edificação, inaugurada em 1908, é tombada pelo CONDEPHAAT e passa por melhorias
A pandemia tem impedido a visitação do público e eventos presenciais, que são parte importante das atividades do Centro de Divulgação Científica e Cultural – CDCC. Por outro lado, várias ações têm sido realizadas neste período de menor movimentação para adequação das instalações a um melhor atendimento ao público.
Um projeto importante viabilizado no período é o restauro das 37 janelas do prédio, que é tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). A obra foi iniciada em novembro e o prazo de execução é de sete meses.
As janelas, que são originais, têm as camadas de tinta que a madeira recebeu ao longo de mais de cem anos retiradas, assim como minimizados os maus tratos de sua exposição aos fatores climáticos. Por meio de enxertos na madeira e técnicas de preservação, a expectativa é que sejam adequadamente renovadas e tenham a duração ampliada por muitos anos mais.
Outras melhorias
Desde o início do ano, o prédio do CDCC vem passando por obras. No primeiro semestre, houve o aumento da altura dos corrimãos das escadas e a instalação de um sistema de combate a incêndio, importantes para garantir uma maior segurança ao público.
Abaixo, outras benfeitorias que estão sendo feitas nas instalações do CDCC:
- Limpeza/ reparo em todas as calhas e instalação de extravasores anti-vazamento.
- Instalação de novo telhado (isolamento térmico) no Quintal Agroecológico.
- Pintura de todos os experimentos no Jardim da Percepção.
- Novíssima sala para as aulas relacionadas ao projeto CDCC Maker.
- Pintura da Casa Maluca.
- Limpeza de todo o forro da biblioteca, após instalação de luminárias novas.
- Manutenção e reforma da passarela do espaço Mata Atlântica.
- Impermeabilização do lago.
- Manutenção contínua de todos os equipamentos de ar condicionado, limpeza e análise da qualidade do ar (ação extremamente importante em tempos de Covid).