GATA EM TETO DE ZINCO QUENTE
Cat on a Hot Tin Roof, EUA, 1958, Drama, 107 minutos
Direção: Richard Brooks
Elenco: Elizabeth Taylor, Paul Newman, Burl Ives
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos (contém drogas)
Áudio em inglês, com legendas em português

 

A película estreou nos cinemas em 1958 e foi malvista por seu autor original, Tennessee Williams, que escreveu a peça teatral a qual o filme foi inspirado. Williams, desgostoso após ler o roteiro, teceu duras críticas à adaptação que iria posteriormente ser exibida no cinema. Na versão da peça teatral o autor deixou subentendido que o personagem Brick e seu melhor amigo Skipper eram homossexuais e que Maggie atrapalhava a relação entre os dois. Já no longa-metragem deixa-se em aberto uma possível infidelidade de Maggie com seu melhor amigo.

A trama começa com Brick alcoolizado em uma pista de atletismo tentando pular as barreiras, onde acaba por machucar a sua perna. Todo o desenrolar da história acontece durante o aniversário de 65 anos na mansão do patriarca Big Daddy, que está com câncer terminal e não sabe. A família do magnata formada por seus dois filhos Gooper Pollitt (primogênito) e Brick com suas respectivas esposas Mae e Maggie e os filhos de Gooper e Big Momma Pollitt. Brick é um ex-jogador de futebol que trata de forma fria e às vezes agressivas a sua esposa, após a morte de seu melhor amigo. O filho primogênito fez tudo que o pai queria, deste seguir a carreira de advogado, casar e ter filhos.

Durante a noite, diversos diálogos vão ocorrendo entre os indivíduos do núcleo familiar e o clima entre eles esquenta. A relação familiar entre eles é rodeada de falsidade. Gooper e Mae tem um plano escuso sobre a herança que Big Daddy irá deixar após sua morte. Maggie, vendo todos os movimentos do cunhado e da sua esposa, com receio de ficar sem nada e voltar a ter uma vida de pobreza que tinha na infância, fica sempre em alerta sobre as atitudes dos dois durante a noite. Diversas verdades são reveladas no decorrer da noite até culminar na discussão de Big Daddy e Brick no porão da mansão.

Elizabeth Taylor, no primeiro dia de gravação do filme recebe a infeliz notícia da morte do seu marido em um trágico acidente aéreo e opta por continuar as gravações. Indicado a seis Oscars, a película foi um sucesso de bilheteria em 1958.

 

João Victor Sant’Anna