Hidden Figures, EUA, 2016, Drama Biográfico, 127 minutos
Direção: Theodore Melfi
Elenco: Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe, Kevin Costner, Jim Parsons
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE
Onde encontrar: Looke, iTunes e Google Play

Estrelas Além do Tempo se ambienta nos Estados Unidos, em 1961 (período em que ocorria a Guerra Fria), e narra a história de três matemáticas afro-americanas – G. Johnson, Dorot Katherinehy Vaughn e Mary Jackson – que trabalham na NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) e mostra a luta dessas mulheres para alcançarem o devido reconhecimento e dignidade enquanto a segregação racial no país seguia em alta.

As protagonistas precisam provar o tempo todo sua competência e excelência em seu trabalho, ao mesmo tempo em que devem superar todas as adversidades impostas pela segregação para poderem subir na hierarquia da agência e fazerem uma real diferença na corrida espacial do contexto em questão.

O longa divide o roteiro em três enredos que se desenvolvem ao mesmo tempo, mostrando a história individual e luta de cada uma das personagens. O desenvolvimento da trama principal começa mostrando a promoção temporária de Katherine para a Divisão de Controle e Orientação da Divisão de Pesquisa de Vôo, trabalhando fazendo a verificação de cálculos do engenheiro chefe da Divisão; porém, ao entrar em um ambiente de trabalho cheio de homens brancos, ela acaba tendo que enfrentar a segregação racial. Enquanto isso, Mary foi temporariamente designada a trabalhar com engenheiros aeroespaciais, mostrando grande habilidade nessa área de trabalho e almejando se tornar também uma engenheira. No entanto, na época apenas uma universidade do Estado de Virgínia oferecia o curso, e não permitia alunos negros e assim Mary teria que enfrentar a justiça para ter sua oportunidade. Enquanto isso, Dorothy percebe que a NASA adquiriu um computador, dos antigos modelos, que ameaça o emprego de todas as funcionárias negras que trabalhavam como “calculadoras”, fazendo os cálculos das caixas pretas das aeronaves. Dessa forma, Dorothy percebe que precisará fazer alguma coisa para garantir o emprego dela e de suas colegas.

O filme é capaz de encantar a todos os públicos, mas principalmente o de mulheres afro descendentes, ao contar a história real de como três mulheres afro-americanas fizeram o impossível para provarem sua competência e adquirirem posições de comando na agência espacial mais conhecida do mundo. Foi muito bem recebido pela crítica da época, sendo ganhador de vários prêmios, tais como: National Board of Review nas categorias de Top 10 e melhor elenco, Palm Springs Internacional Film Festival com melhor elenco, Santa Barbara Internacional Film Festival na categoria virtuosos e SAG Awards na categoria melhor elenco em cinema.

Thiago Freire Nascimento