Inspirado no movimento Maker, o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC-USP) criou o espaço “CDCC Maker”, onde são oferecidas atividades a alunos do 7º ao 9º ano do ensino fundamental. O objetivo é aproximá-los à prática artesanal, enquanto exercício de colaboração, criatividade e de aprendizado de ciências e de tecnologias.
Neste ano, o CDCC oferecerá dois cursos voltados para a formação de Makers:
- Primeiro semestre – Curso de Eletrônica para Makers;
- Segundo semestre – Curso de Programação para Makers.
O Curso de Eletrônica para Makers tem como objetivo preparar alunos do 7º ao 9º ano para a construção de objetos tecnológicos que envolvam alguma eletrônica, contextualizados na cultura e prática Maker. Serão abordados temas como os conceitos básicos de circuitos elétricos, os componentes eletrônicos e sua utilização e a montagem prática de circuitos.
Haverá dois encontros semanais, às terças e quintas-feiras, das 14 às 17 horas. O primeiro encontro será em 5 de março e o último em 25 de junho, com carga horária total de 90h. Os alunos com aproveitamento e frequência mínima de 70% receberão certificado de conclusão.
A seleção para as 15 vagas disponíveis será realizada presencialmente nos dias 26 e 28 de fevereiro, entre 14h e 17h, no CDCC, de acordo com lista a ser divulgada em 23 de fevereiro. O não comparecimento implicará em desistência da participação.
Segunda-Feira (26/02):
- Emanuela Teodoro Garcia
- Andrei Soares Gomes Silva
- Silvia Peron Massa
- Lucas Vaz Sverzut
- Isaac Rodrigues Pereira
- Marcella de Oliveira Francisco
- Samuel Belão Pott
- Vinícius Rafael Frutuoso
- Murilo Rafael Frutuoso
- André Renato Martucci Filho
- Manuela Arato Ferreira
Terça – Feira (27/02):
- Francisco Cadena Giberti de Oliveira
- Emanuele Dutra de Almeida
- Luiz Filipe Okusiro Custódio
- João Vitor Okusiro Custódio
- Pietro Ghael Diniz
- Pasca Gellrich Pedra
- Ana Sofia Ferreira Caliari
- Rafaela Ferracini Regulon
- Bernardo Alvarez Rodriguez
- Davi Mendes de Almeida
- Ana Sofia Ferreira Caliari
- Andrei Soares Gomes Silva
- André Renato Martucci Filho
- Bernardo Alvarez Rodriguez
- Davi Mendes de Almeida
- Emanuela Teodoro Garcia
- Isaac Rodrigues Pereira
- Pascal Gellrich Pedra
- Pietro Ghael Diniz
- Rafaela Ferracini Regulon
- Samuel Belão Pott
- Silvia Peron Massa
Dados do Curso de Eletrônica para Makers
Público alvo: alunos do Ensino Fundamental do 7º ao 9º ano.
Número de vagas: 15.
Período de realização: de 5 de março a 25 de junho de 2024, em encontros semanais às terças e quintas-feiras das 14h às 17h – seis horas por semana.
Carga horária: 90 horas.
Inscrições: preenchimento da ficha de inscrição online, de 1º a 22 de fevereiro.
Seleção: por meio de atividade a ser realizada, no CDCC, entre os dias 26 e 28 de fevereiro conforme listas a serem divulgadas em 23 de fevereiro.
Critério para seleção: pontuação em atividade prática e entrevista com pelo menos 10 vagas para alunos de escolas públicas e 7 vagas para meninas.
Ementa resumida:
- Circuitos elétricos (corrente, tensão, lei de Ohm, associações série e paralelo, medidas);
- Construção de circuitos eletrônicos ( protoboard, soldagem, construção de placas de circuito impresso)
- Componentes eletrônicos (resistores, botões e chaves, capacitores, diodos e LEDs, transistores, relés, motores e atuadores, circuitos integrados e módulos pré-fabricados)
Obs.: não estão listados em ordem cronológica de apresentação
Calendário
- 01 de fevereiro: início das inscrições online
- 22 de fevereiro: último dia de inscrições
- 23 de fevereiro: divulgação das listas para o processo seletivo
- 26 a 28 de fevereiro: atividade de seleção
- 1º de março: divulgação da lista de selecionados e da lista de espera
- 5 de março: início das atividades
- 18 de março: prazo final para a chamada de candidatos da lista de espera.
- 25 de junho: último dia de atividades
- 31 de julho: prazo final para entrega de certificados
Mais informações: (16) 3373-9157 com Antônio Carlos.
O que é o Movimento Maker?
O movimento Maker aponta que o consumo generalizado de produtos manufaturados representa tanto uma desvalorização do criar artesanal, como um distanciamento com as origens e os processos pelos quais se concebe e se produz tudo que é consumido. Por sua vez, essa desconexão faz crescer uma cadeia de consumidores pouco críticos da forma e dos impactos de seu consumo e que, despossuídos de outra solução, são dependentes dos grandes produtores em quase tudo. Assim, este ciclo promove a perpetuação do consumo acelerado e em massa, em uma realidade onde tantas vezes o reparo não é uma opção e o descarte é prática corriqueira.
Em reação a esta situação, o movimento Maker propõe fortalecer a cultura do “faça-você-mesmo” e do aprender “colocando a mão na massa”, através da formação de espaços colaborativos, ditos “Makerspaces”, onde a população encontre os meios para aplicar sua criatividade e para solucionar problemas individuais e coletivos na prática. Estes espaços, que podem tomar a forma das mais básicas oficinas comunitárias e escolares, indo até laboratórios de fabricação digital, ficam abertos não apenas à criação de coisas novas de todo propósito, como também ao reparo daquelas que já existem, tendo a colaboração na construção e compartilhamento de um conhecimento acessível e comum como grande objetivo.
Assim, buscando oferecer aos jovens um primeiro contato com este movimento, estabelecemos nossa própria oficina e Makerspace no CDCC. Nela, planejamos desenvolver atividades monitoradas voltadas a colocá-los em contato com noções básicas no uso de ferramentas, na prática de artesanato, de eletrônica e robótica, e na confecção de objetos utilizando impressão 3D e corte à laser.
Outras informações sobre o Espaço Maker podem ser obtidas pelo telefone 3373-9157 (Antonio Carlos).