Observatório Dietrich Schiel

Vista frontal do prédio do Observatório Dietrich Schiel. Em primeiro plano, um dos totens do Sistema Solar em escala, abordando o planeta Mercúrio. Crédito da imagem: Mariana Maia Veronesi/Observatório Dietrich Schiel/CDCC/USP

O Observatório foi inaugurado no dia 10 de abril de 1986, como parte dos esforços para a observação da passagem do mais famoso de todos os cometas, o Halley, que visita as proximidades da Terra a cada 76 anos.

A atividade principal do observatório consiste em divulgar a astronomia para o público em geral, por meio do atendimento ao público escolar durante a semana e ao público espontâneo aos finais de semana, fazendo uso de vários recursos instrumentais e humanos, com os quais oferecemos uma gama de atividades para os interessados das mais diversas faixas etárias e níveis de conhecimento.

A criação do Observatório deveu-se a iniciativa do: antigo Instituto de Física e Química de São Carlos, durante as gestões, dos diretores Prof. Dr. Milton Ferreira e Prof. Dr. Roberto Leal Lobo e Silva e da antiga Coordenadoria de Divulgação Científica e Cultural, coordenada pelo Prof. Dr. Dietrich Schiel. Eles conseguiram trazer para São Carlos o telescópio refrator Grubb 204/3000 do então Instituto Astronômico e Geofísico, hoje Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP – campus da Capital. Instrumento de construção irlandesa anterior a 1925, o telescópio é fixado em montagem equatorial alemã e guarnecido por cúpula própria na área de observação do prédio do Observatório que foi construído no campus área 1 da USP de São Carlos.  As instalações físicas iniciais do observatório, que é o setor de astronomia do CDCC, contaram com o apoio de verbas da USP, do CNPq e das indústrias de São Carlos.

A coordenação do setor de astronomia passou a ser executada pelo Prof. Dr. Valter Luiz Líbero desde aquela época, tendo sido substituído no período de 2011 a 2017 pela Profª Drª Cibelle Celestino Silva, enquanto o Professor atuava na direção do CDCC.

A partir de 20 de outubro de 1987 deu-se o início do Projeto: “Astronomia para a Comunidade” dentro do convênio PI: 434/PADCT-76/87 do Centro de Aperfeiçoamento de Profissionais do Ensino Superior (CAPES) do Ministério de Educação e Cultura. Esse convênio teve mais três complementações orçamentárias. A sua execução terminou no ano de 1992. Entre os anos de 1991 e 1992 o Setor teve o auxílio financeiro da Reitoria da USP através de um fomento dado pelo Banco Mundial. Depois desse projeto e financiamento, o Observatório atingiu as condições mínimas de operacionalidade, no sentido de representar um observatório profissional em pequena escala, embora com atuação didática apenas.

Em comemoração aos 25 anos do Observatório, em 02 de dezembro de 2011 ele foi nomeado “Centro de Divulgação da Astronomia – Observatório Dietrich Schiel” A justa homenagem deve-se ao trabalho incansável e dedicado do Professor em consolidar o observatório e o CDCC ao longo de todos esses anos de existência.