The Boys from Brazil, Reino Unido/Estados Unidos, 1978, Ficção Científica, 125 minutos
Direção: Franklin J. Schaffner
Elenco: Gregory Peck, Laurence Olivier, James Mason, Lilli Palmer
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos
Contém: Temas Sensíveis, Violência
Áudio original em inglês com legendas em português

Ezra Lieberman, um rabugento idoso que mora em Viena, dedica a sua vida a uma única atividade: caçar os nazistas que haviam escapado do julgamento ao final da Segunda Guerra Mundial. Barry Kohler, um caçador de nazistas amador que se inspira em Lieberman, liga para ele para avisá-lo que descobriu que Josef Mengele, o infame “Anjo da Morte”, estava se escondendo no Paraguai. A princípio, Ezra recebe a ligação com aborrecimento; afinal, para ele, a informação não era nova. Contudo, um plano misterioso de Mengele consegue despertar a atenção do velho. Ao tentar investigar as intenções do nazista e impedir que o seu projeto se torne realidade, Ezra irá se deparar com uma complexa trama de crimes e experimentos científicos.
Numa obra que une o suspense e a ficção científica, o filme lança luz sobre as fugas de oficiais nazistas para outros países após o fim da guerra. De fato, Mengele havia fugido primeiro para a Argentina, em 1949, e depois para o Paraguai, dez anos mais tarde; em 1960, fugiu para o Brasil, onde viria a falecer afogado em Bertioga. Embora o longa-metragem tome diversas liberdades ficcionais, o retrato de Mengele tem bases históricas: ele jamais renunciou às suas crenças nazistas. Dentro da narrativa, ele adota uma posição firmemente determinista sobre o destino humano: Hitler teria sido quem foi tanto pelos genes que herdou, quanto pelas circunstâncias biográficas específicas que cercaram a sua infância e adolescência. A questão do determinismo é uma das discussões centrais do enredo, servindo de motor para as ações de Mengele e criando discussões exaltadas entre outras personagens.
Trazendo Laurence Olivier (um dos atores britânicos mais aclamados de meados do século XX) no papel de Ezra Lieberman, o filme elabora uma paisagem do nazismo pós-guerra, misturando fatos históricos e elementos fantasiosos. A obra representa um contraponto aos outros títulos exibidos neste ciclo (mais embasados na realidade), mas permite que o nosso horizonte de discussões sobre o legado da Segunda Guerra se amplie. Desse modo, podemos ter uma visão mais panorâmica das muitas singularidades que cercam a mais violenta tragédia da História.

Luan Augusto Machado de Lima