The Pianist , Alemanha/França/Grã-Bretanha/Polônia, 2002, Drama, 150 minutos
Direção: Roman Polanski
Elenco: Adrien Brody, Thomas Kretschmann, Frank Finlay, Emilia Fox
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 anos
Contém: Temas Sensíveis
Áudio original em inglês, com legendas em português
Ser um famoso músico, que toca em uma rádio, sendo conhecido por muitas pessoas, pode dar-lhe muitos privilégios. Facilmente você pode ser apresentado a pessoas de status, que lhe ajudarão em vários aspectos, e até mesmo conhecer belas moças para se relacionar. No entanto, todo esse glamour, aos poucos vai sumindo, quando as leis lhe obrigam a se identificar a todo momento, ou proíbem de frequentar determinados lugares, e até mesmo de usar a calçada, sendo agora somente permitido a você e seus semelhantes, transitar pelas sarjetas.
É nesse brutal contexto que o talentoso pianista polonês e judeu Wladyslaw Szpilman tenta, com a sua família, sobreviver a ascensão e ocupação da Alemanha Nazista sobre seu país, na capital Varsóvia, às vésperas da Segunda Guerra Mundial.
Antes de mais nada, vale destacar que o filme é justamente baseado na história real do pianista de mesmo nome que foi um sobrevivente do Holocausto. Conforme o enredo avança, é muito sutilmente retratado como os direitos do povo Judeu foram sendo cerceados. Num piscar de olhos, famílias de classe média-alta se viram atiradas à pobreza com o decreto que limitava as economias das famílias judias, e o desespero de todos, aumentando progressivamente, torna-se sufocante. Justamente com cada decreto novo, mostra-se cada vez mais como a desumanização de um povo pode ocorrer em vias estruturais, até chegar ao indubitável genocídio. Entre todas as horríveis tragédias na história da humanidade, os genocídios praticados sempre ocupam um espaço que deve ser vividamente lembrado, para que não tornem a ocorrer. Além disso, em uma esfera mais existencialista, o filme consegue retratar como uma pessoa massacrada sistematicamente ainda busca uma vida com dignidade, não só sobreviver ao extermínio, mas manter vivas as suas aspirações e sonhos durante as maiores injustiças, pode ser o maior ensinamento desta história.
Thiago Freire Nascimento.
