Manhunter, EUA, 1986, Suspense, 120 minutos
Direção: Michael Mann
Elenco: William Petersen, Tom Noonan, Kim Greist, Brian Cox
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos (contém violência, nudez e cenas intensas)
Áudio em inglês, com legendas em português

Lançado em 1986 e dirigido por Michael Mann, Caçador de Assassinos foi a primeira adaptação do livro Red Dragon, escrito por Thomas Harris, e responsável pela primeira aparição nas telas dos cinemas do personagem Dr. Hannibal Lecter, popularizado em 1991 com o filme Silêncio dos Inocentes, que foi dirigido por Jonathan Demme, onde não só o personagem, mas também a própria
mitologia criada pelo escritor Thomas Harris, influenciam o cinema e a cultura pop até hoje.

Em Caçador de Assassinos, acompanhamos o agente Will Graham, que após um tempo afastado do FBI, devido a um colapso nervoso, é convocado para auxiliar na captura de um serial killer conhecido como Fada do Dente. Devido à complexidade do caso, Graham busca a opinião do assassino preso em seu último caso, e também responsável direto pelo seu colapso mental, Hannibal Lecktor – adaptação do personagem da obra original, Hannibal Lecter. Em paralelo, temos contato com o desenvolver do próprio assassino, Francis Dolarhyde, um rapaz tímido, inseguro e com claros problemas de autoimagem, ligados principalmente a sua aparência.

O principal destaque do filme é claramente a complexidade dos personagens. O protagonista, por exemplo, é retratado como alguém que está constantemente lutando para manter a sua sanidade mental, enquanto abusa da sua habilidade de entrar na mente dos assassinos. Temos também que tanto Dolarhyde, como Lecktor, se tornam figuras assombrosas e curiosas durante o longa, fato que é potencializado pelas atuações gênias de Tom Noonan e Kim Greist, respectivamente.

Igor S. Santos

Assista ao trailer no YouTube!