Letter from na Unknown Woman, EUA, 1948, Drama Romântico, 86 minutos

Direção: Max Ophüls

Elenco: Joan Fontaine, Louis Jourdan, Mady Christian

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos

Contém: Consumo de drogas lícitas

Áudio original em inglês com legendas em português

 

Essa é a história de um amor de contínuos desencontros, ambientada em Viena, no início do século XX. Lisa é uma tímida jovem de classe média que se apaixona perdidamente por seu novo vizinho, Stefan Brand, um promissor e talentoso pianista de vida boêmia e supérflua. O primeiro contato entre os protagonistas surte reações absolutamente desiguais para ambos. Lisa considera Stefan um homem intangível e toda a sua vida, a partir daquele momento, orbita na possiblidade de conhecê-lo e de ser correspondida, enquanto Stefan a considera apenas mais uma. Trata-se de um amor assíncrono, unilateral e irracional, beirando a obsessão por parte de Lisa, com leves toques de desilusão e carência por responsabilidade afetiva.

A distância física e metafórica observada entre os protagonistas é uma tendência presente nos filmes da década de 1940, fazendo jus ao momento em que a separação forçada entre homens e mulheres era uma realidade frente aos desafios impostos pela Segunda Guerra Mundial.

Filme baseado no livro homônimo do judeu-austríaco Stefan Zweig, um dos escritores mais famosos e vendidos do mundo em sua época, sendo forçado a exilar-se da Áustria em decorrência da ascensão de Hitler ao poder em 1934. O cineasta alemão Max Ophüls, diretor do longa-metragem, teve o mesmo destino em 1941, exilando-se para os Estados Unidos. Lá, dirigiu diversos clássicos, como A Ronda, Desejos Proibidos e Lola Montes, sem mencionar o próprio Carta de uma Desconhecida.

Lara Moreira