2023

SANTOS, Silvia Ap. Martins dos; PENA, A. B., ORLANDI, Angelina Sofia.  et al.  Bacia Hidrográfica e Qualidade da água.  In: BORGES, A.; SILVA, G. M. N. da; LOURENÇO, A. B. et al. Água e Sustentabilidade: espaços não formais de Educação.  São Paulo: Com-Arte; [S.l.]: ANA; [S.l.]: PROFCIAMB, 2023. Cap.5, p. 90-103 (PDF)

2022

ALVES, F. L.; BOSSOLAN, Nelma Regina Segnini.  Neuromitos entre docentes da educação infantil atuantes em Ribeirão Preto. In: QUEIROZ, Salete Linhares; SACCHI, F. G.  (org.).  Aprendizados de professores sobre o ensino de ciências. São Carlos: Diagrama Editorial, 2022, cap. 2, p. 20-30. Disponível em: https://cdcc.usp.br/wp-content/uploads/sites/512/2022/07/aprendizado-de-professoresJulho07.pdf. Acesso em: 24 out. 2024.

DIAS, F. E.; QUEIROZ, Salete Linhares.  Blog sobre o uso de agrotóxicos: possibilidades no ensino de química. In: QUEIROZ, Salete Linhares; SACHHI, F. G. (org.). Aprendizados de professores sobre o ensino de ciências. São Carlos: Diagrama Editorial, 2022, cap. 7, p. 73-81. Disponível em: https://cdcc.usp.br/wp-content/uploads/sites/512/2022/07/aprendizado-de-professoresJulho07.pdf. Acesso em: 24 out. 2024.

DIAS, M. S.; SANTOS, Silvia Ap. Martins dos. Sequência didática sobre o uso do etanol como biocombustível. In: QUEIROZ, Salete Linhares; SACCHI, F. G. (org.). Aprendizados de professores sobre o ensino de ciências. São Carlos: Diagrama Editorial, 2022, cap.5, p. 52-61. Disponível em: https://cdcc.usp.br/wp-content/uploads/sites/512/2022/07/aprendizado-de-professoresJulho07.pdf. Acesso em: 24 out. 2024.

ESIQUIEL, K. C. da S.; ORLANDI, Angelina Sofia.  ABCD na Educação Científica – Mão na Massa: mostras de trabalho (2004-2013). In: QUEIROZ, Salete Linhares; SACCHI, F. G. (org.). Aprendizados de professores sobre o ensino de ciências. São Carlos: Diagrama Editorial, 2022, cap.8, p. 82-92. Disponível em: https://cdcc.usp.br/wp-content/uploads/sites/512/2022/07/aprendizado-de-professoresJulho07.pdf. Acesso em: 24 out. 2024.

MAIA, M. de M. D.; QUEIROZ, Salete Linhares. Estudo de caso Paty Palito: investigação sobre o desenvolvimento de habilidades argumentativas na educação básica.  In: QUEIROZ, Salete Linhares; SACCHI, F. G. (org.). Aprendizados de professores sobre o ensino de ciências. São Carlos: Diagrama Editorial, 2022, cap.4, p. 42-51. Disponível em: https://cdcc.usp.br/wp-content/uploads/sites/512/2022/07/aprendizado-de-professoresJulho07.pdf. Acesso em: 24 out. 2024.

MILANETO, M.; SANTOS, Silvia Ap. Martins dos. O que os macacos comem?: conhecimento dos hábitos alimentares de primatas urbanos como recurso para sua conservação. In: QUEIROZ, Salete Linhares; SACCHI, F. G. (org.). Aprendizados de professores sobre o ensino de ciências. São Carlos: Diagrama Editorial, 2022, cap. 1, p. 9-19. Disponível em: https://cdcc.usp.br/wp-content/uploads/sites/512/2022/07/aprendizado-de-professoresJulho07.pdf. Acesso em: 24 out. 2024.

PARO, R. M. dos S.; VERAS, L.; QUEIROZ, Salete Linhares.  Ensino de Biologia: descobrindo a origem da vida com o método jigsaw.  In: QUEIROZ, Salete Linhares; SACCHI, F. G. (org.). Aprendizados de professores sobre o ensino de ciências. São Carlos: Diagrama Editorial, 2022, cap. 10, p. 104-113 Disponível em: https://cdcc.usp.br/wp-content/uploads/sites/512/2022/07/aprendizado-de-professoresJulho07.pdf. Acesso em: 24 out. 2024.

PIERONI, L. G.; ORLANDI, Angelina Sofia. Concepções de estudantes da educação básica sobre a ciência e o cientista.  In: QUEIROZ, Salete Linhares; Sacchi, F. G. (org.). Aprendizados de professores sobre o ensino de ciências. São Carlos: Diagrama Editorial, 2022, cap.3, p. 31-47. Disponível em: https://cdcc.usp.br/wp-content/uploads/sites/512/2022/07/aprendizado-de-professoresJulho07.pdf. Acesso em: 24 out. 2024.

POLO, L.; BOSSOLAN, Nelma Regina Segnini. Ensino por investigação e estímulo à elaboração de argumentos em aulas de ciências. In: QUEIROZ, Salete Linhares; SACCHI, F. G. (org.). Aprendizados de professores sobre o ensino de ciências. São Carlos: Diagrama Editorial, 2022. cap. 6, p. 62-72.  Disponível em: https://cdcc.usp.br/wp-content/uploads/sites/512/2022/07/aprendizado-de-professoresJulho07.pdf. Acesso em: 24 out. 2024.

SEBIN, D. I.; CASTRO, Antonio Carlos de.   Percepções de professores sobre o Programa ABC na Educação Científica: Mão na Massa. In: QUEIROZ, Salete Linhares; SACCHI, F. G. (org.). Aprendizados de professores sobre o ensino de ciências. São Carlos: Diagrama Editorial, 2022. cap. 9, p. 93-103. Disponível em: https://cdcc.usp.br/wp-content/uploads/sites/512/2022/07/aprendizado-de-professoresJulho07.pdf. Acesso em: 24 out. 2024.

2019

MANHOLER, Rosana. Mapeamento socioambiental participativo como instrumento de educação ambiental: fragilidades e potencialidades das áreas naturais do campus da USP de São Carlos-área 2. In: SUDAN, D.C. & DE LELLO, A.M.M.  Educação Ambiental na Universidade de São Paulo: reflexões sobre um processo de pesquisa-ação-participante de servidores públicos. 2. ed. São Paulo:SGA/USP, 2019. 396p.  ISBN:978-85-906304-3-2    DOI: 10.11606/9788590630432    p. 299-304

SANTOS, Silvia Ap. Martins dos; OMETTO, A. R.; CUNHA, D. G. F. et al. Formação socioambiental em capilaridade de servidores da USP: o caso do campus USP de São Carlos. In: SUDAN, D.C. & DE LELLO, A.M.M.  Educação Ambiental na Universidade de São Paulo: reflexões sobre um processo de pesquisa-ação-participante de servidores públicos. 2. ed. São Paulo: SGA/USP, 2019. 396p.  ISBN:978-85-906304-3-2    DOI: 10.11606/9788590630432    p. 275-284

2016

FIGUEIREDO, A. N.; DI TULLIO, A.; SANTOS, Silvia Ap. Martins dos.  Integração da paisagem na educação para a conservação da fauna. Cap.5, pg. 108-118. In: OLIVEIRA, H. T. de; FIGUEIREDO, A. N.; DI TULLIO, A. et al. (org.). Educação Ambiental para a conservação da biodiversidade. São Carlos: Diagrama Editorial, 2016. 200p. (ISBN: 978-85-65527-16-3)

OLIVEIRA, S. M. de O. Espaços educadores e estratégias educativas para a conservação de predadores. Cap.4, pg. 96-106. In: OLIVEIRA, H. T. de; FIGUEIREDO, A. N.; DI TULLIO, A.; SANTOS, Silvia Ap. Martins dos. et al.(org.). Educação Ambiental para a conservação da biodiversidade. São Carlos: Diagrama Editorial, 2016. 200p.

(ISBN: 978-85-65527-16-3)

QUEIROZ, Salete Linhares; CABRAL, P. F. de O.  Ensinar e aprender ciências na educação básica a partir de estudos de caso. In: QUEIROZ, Salete Linhares; CABRAL, P. F. de O. (org.). Estudos de caso no ensino de ciências naturais.  São Carlos,SP: Art Point Gráfica e Editora, 2016.  p.11-19. Disponível em: https://sites.usp.br/cdcc/wp-content/uploads/sites/512/2019/06/2016-estudos_de_Caso.pdf   Acesso em: 29.10.2024   ISBN: 9788568041048

QUEIROZ, Salete Linhares.  Apresentação. In: QUEIROZ, S. L.; CABRAL, P. F. de O. (org.). Estudos de caso no ensino de ciências naturais.  São Carlos,SP: Art Point Gráfica e Editora, 2016.  p.9-10. Disponível em: https://sites.usp.br/cdcc/wp-content/uploads/sites/512/2019/06/2016-estudos_de_Caso.pdf   Acesso em: 29.10.2024   ISBN: 9788568041048

2011

HÖNEL, Suzi M. J. Alcaraz.  Terceira idade: fonte fundamental para rever valores e atitudes. In: DOMINGUEZ, I. G. P.; KUNIEDA, E.; SANTOS, Silvia Ap. Martins dos.  et al.  (org.). Cadernos do CESCAR – Educação Ambiental – Caderno 3: Sistematização das interações educativas das pessoas que aprendem participando (2007-2008) – Projeto Viabilizando a Utopia (ViU) 2005-2011. São Carlos: Gráfica e Editora Futura, 2011. p. 144-145 Disponível em: https://cdcc.usp.br/wp-content/uploads/sites/512/2019/06/2011-CadernoCescar-3.pdf  Acesso em: 29 out. 2024.   ISBN: 978857993051-5

KUNIEDA, E.; SANTOS, Silvia Ap. Martins dos; OLIVEIRA, H. T. et al.   Histórico do CESCAR: convergência de trajetórias de vida, militância política e Educação Ambiental. In: OLIVEIRA, H. T.; SANTOS, Silvia Ap. Martins dos; DOMINGUEZ, I. G.  et al. (org.). Cadernos do CESCAR – Educação Ambiental – Caderno 1:  Os fundamentos e as políticas públicas de Educação Ambiental na construção do Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e região – Projeto Viabilizando a Utopia (ViU) 2005-2011. São Carlos: Gráfica e Editora Futura, 2011. p. 22-36   Disponível em: https://cdcc.usp.br/wp-content/uploads/sites/512/2019/06/2011-CadernoCescar-1.pdf   Acesso em: 29 out.2024.  ISBN: 9788579930492

KUNIEDA, E.; SANTOS, Silvia Ap. Martins dos; OLIVEIRA, H. T. et al.   Construindo um Cadápio de Aprendizagem. In: OLIVEIRA, H. T.; SANTOS, Silvia Ap. Martins dos; DOMINGUEZ, I. G. P. et al. (org.).  Cadernos do CESCAR – Educação Ambiental – Caderno 1: Os fundamentos e as políticas públicas de Educação Ambiental na construção do Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e região – Projeto Viabilizando a Utopia (ViU) 2005-2011. São Carlos: Gráfica e Editora Futura, 2011. p.  37-46  Disponível em: https://cdcc.usp.br/wp-content/uploads/sites/512/2019/06/2011-CadernoCescar-1.pdf   Acesso em: 29 out.2024.  ISBN: 9788579930492

SANTOS, Silvia Ap. Martins dos; DOMINGUEZ, I. G. P. Políticas públicas e seus instrumentos para o enraizamento da EA no Brasil. In: OLIVEIRA, H.T.; SANTOS, Silvia Ap. Martins dos; DOMINGUEZ, I. G. P.  et al. (org.) Cadernos do CESCAR – Educação Ambiental – Caderno 1: Os fundamentos e as políticas públicas de Educação Ambiental na construção do Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e região – Projeto Viabilizando a Utopia (ViU) 2005-2011. São Carlos: Gráfica e Editora Futura, 2011. P. 9-19 Disponível em: https://cdcc.usp.br/wp-content/uploads/sites/512/2019/06/2011-CadernoCescar-1.pdf   Acesso em: 29 out.2024.  ISBN: 9788579930492

SANTOS, Silvia Ap. Martins dos; RUFFINO, P. H. P.; DOMINGUEZ, I. G. P.  et al.  Bacias hidrográficas: maquetes, visitas a campo e percepção da paisagem. In: SANTOS, Silvia Ap. Martins; OLIVEIRA, H. T.; DOMINGUEZ, I. G. P. et al. (org.). Cadernos do CESCAR – Educação Ambiental – Caderno 2: Metodologias e temas socioambientais na formação de educadoras ambientais (2007-2008) – Projeto Viabilizando a Utopia (ViU) 2005-2011. São Carlos: Gráfica e Editora Futura, 2011. p. 26-37   Disponível em: https://cdcc.usp.br/wp-content/uploads/sites/512/2019/06/2011-CadernoCescar-2.pdf   Acesso em: 29 out. 2024.  ISBN: 9788579930508

SANTOS, Silvia Ap. Martins dos; FAGIONATO-RUFFINO, S. Biodiversidade dos Biomas e ecossistemas locais: a caracterização ambiental como estratégia para compreender as consequências das ações antrópicas. In: SANTOS, Silvia Ap. Martins dos; OLIVEIRA, H. T.; DOMINGUEZ, I. G. P.  et al. (org.). Cadernos do CESCAR – Educação Ambiental – Caderno 2: Metodologias e temas socioambientais na formação de educadoras(s) ambientais (2007-2008) – Projeto Viabilizando a Utopia (ViU) 2005-2011. São Carlos: Gráfica e Editora Futura, 2011. p. 7-25  Disponível em: https://cdcc.usp.br/wp-content/uploads/sites/512/2019/06/2011-CadernoCescar-2.pdf   Acesso em: 29 out. 2024.  ISBN: 9788579930508

2010

CASTRO, Antonio Carlos de; SOUZA, C. R. de; FAGIONATO-RUFFINO, S. Como funciona um apito? In: SCHIEL, Dietrich; ORLANDI, Angelina Sofia; FAGIONATO-RUFFINO, S.  et al. (org.).  Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos,SP: Compacta Gráfica e Ed., 2010  p. 31-42 Disponível em: https://sites.usp.br/cdcc/wp-content/uploads/sites/512/2019/06/2010-ExploracoesCienciasEducacaoInfantil.pdf  Acesso em: 29.10.20245   ISBN 978-85-88533-49-3

XAVIER, Angelina Sofia Orlandi; SOUZA, C. R. de; FAGIONATO-RUGGINO, S. Transformações. In: SCHIEL, Dietrich; ORLANDI, Angelina Sofia; FAGIONATO-RUFFINO, S.  et al. (org.).  Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos,SP: Compacta Gráfica e Ed., 2010  p. 63-79  Disponível em: https://sites.usp.br/cdcc/wp-content/uploads/sites/512/2019/06/2010-ExploracoesCienciasEducacaoInfantil.pdf  Acesso em: 29.10.20245   ISBN 978-85-88533-49-3

2009

BONGIORNO, Vanilde de Fátima; SOUZA, C. R. de. Flutua ou afunda. In: SCHIEL, Dietrich; ORLANDI, A. S. (org.). Ensino de Ciências por investigação. São Carlos: CDCC-USP/Compacta, 2009. p. 75-86. Disponível em: https://sites.usp.br/cdcc/wp-content/uploads/sites/512/2019/06/2009-EnsinoCienciasInvestigacao.pdf  Acesso em: 24.10.2024

CASTRO, Antonio Carlos de; ORLANDI, Angelina Sofia; SCHIEL, Dietrich.  Estados físicos da água. In: SCHIEL, Dietrich; ORLANDI, Angelina Sofia. (org.). Ensino de Ciências por investigação. São Carlos: CDCC-USP/Compacta, 2009. p. 55-74 Disponível em: https://sites.usp.br/cdcc/wp-content/uploads/sites/512/2019/06/2009-EnsinoCienciasInvestigacao.pdf  Acesso em: 24.10.2024

CASTRO, Antonio Carlos de; SCHIEL, Dietrich.  O Céu e a Terra. In: SCHIEL, Dietrich; ORLANDI, Angelina Sofia. (org.). Ensino de Ciências por investigação. São Carlos: CDCC-USP/Compacta, 2009. p. 87-111.  Disponível em: https://sites.usp.br/cdcc/wp-content/uploads/sites/512/2019/06/2009-EnsinoCienciasInvestigacao.pdf  Acesso em: 24.10.2024

FAGIONATO-RUFFINO, S.; SANTOS, Silvia Ap. Martins dos; SALVADOR, A. Cartografia. In: SCHIEL, Dietrich; ORLANDI, Angelina Sofia. (org.). Ensino de Ciências por investigação. São Carlos: CDCC-USP/Compacta, 2009. p. 13-28 Disponível em: https://sites.usp.br/cdcc/wp-content/uploads/sites/512/2019/06/2009-EnsinoCienciasInvestigacao.pdf  Acesso em: 24.10.2024

FAGIONATO-RUFFINO, S.; SANTOS, Silvia Ap. Martins dos.  Resíduos sólidos. In: SCHIEL, Dietrich; ORLANDI, Angelina Sofia. (org.). Ensino de Ciências por investigação. São Carlos: CDCC-USP/Compacta, 2009. p.139-153  Disponível em:https://sites.usp.br/cdcc/wp-content/uploads/sites/512/2019/06/2009-EnsinoCienciasInvestigacao.pdf  Acesso em: 24.10.2024

ORLANDI, Angelina Sofia; CASTRO, Antonio Carlos de.  Órgãos dos sentidos. In: SCHIEL, Dietrich; ORLANDI, Angelina Sofia. (org.). Ensino de Ciências por investigação. São Carlos: CDCC-USP/Compacta, 2009. p.113-137  Disponível em:https://sites.usp.br/cdcc/wp-content/uploads/sites/512/2019/06/2009-EnsinoCienciasInvestigacao.pdf  Acesso em: 24.10.2024

SANTOS, Silvia Ap. Martins dos; FAGIONATO-RUFFINO, S. Diagnóstico ambiental. In: SCHIEL, D.; ORLANDI, A. S. (org.). Ensino de Ciências por investigação. São Carlos: CDCC-USP/Compacta, 2009. p. 29-54  Disponível em: https://sites.usp.br/cdcc/wp-content/uploads/sites/512/2019/06/2009-EnsinoCienciasInvestigacao.pdf  Acesso em: 24.10.2024

2003

SCHIEL, Dietrich.  A Ciência no cotidiano e as dificuldades conceituais do professor e do cientista. In: MATOS, C. (org.). Conhecimento Científico e Vida Cotidiana.  São Paulo: Terceira Margem, 2003. p. 145-156 ISBN:9788587769553

2002

RUFFINO, P. H. P.; SANTOS, Silvia Ap. Martins dos. Utilização do Conceito de Bacia Hidrográfica para Capacitação de Educadores. In: SCHIAVETTI, A.; CAMARGO, A. F. M. Conceitos de Bacias Hidrográficas: teorias e aplicações. Ilhéus-BA, Ed. Editus/UESC, 2002.  p.111-123.  ISBN:9788574550534

SANTOS, Silvia Ap. Martins dos; RUFFINO, P. H. P. Proposta do Programa de Educação Ambiental / Propuesta del Programa de Educación Ambiental.  In: SCHIEL, Dietrich; MASCARENHAS, S.; VALEIRAS, N. et al. (org.). O Estudo de Bacias Hidrográficas: Uma estratégia para educação ambiental / El Estudio de Cuencas Hidrográficas: Una estrategia para educación ambiental. São Carlos,SP: Rima, 2002. p. 18  Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1293/1182/4530  Acesso em: 25.10.2024

SANTOS, Silvia Ap. Martians dos; RUFFINO, P. H. P. Sensibilização / Sensibilización.  In: SCHIEL, Dietrich; MASCARENHAS, S.; VALEIRAS, N. et al. (org.). O Estudo de Bacias Hidrográficas: Uma estratégia para educação ambiental / El Estudio de Cuencas Hidrográficas: Una estrategia para educación ambiental. São Carlos,SP: Rima, 2002. p. 23 – Seção I.   Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1293/1182/4530  Acesso em: 25.10.2024

SANTOS, Silvia Ap. Martins dos; RUFFINO, P. H. P.  Compreensão / Compresión.  In: SCHIEL, Dietrich; MASCARENHAS, S.; VALEIRAS, N. et al. (org.). O Estudo de Bacias Hidrográficas: Uma estratégia para educação ambiental / El Estudio de Cuencas Hidrográficas: Una estrategia para educación ambiental. São Carlos,SP: Rima, 2002. p. 36 – Seção II.   Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1293/1182/4530  Acesso em: 25.10.2024

SANTOS, Silvia Ap. Martins dos; RUFFINO, P. H. P.  Respondabilidade e competência / Responsabilidad y competencia.  In: SCHIEL, Dietrich; MASCARENHAS, S.; VALEIRAS, N. et al. (org.). O Estudo de Bacias Hidrográficas: Uma estratégia para educação ambiental / El Estudio de Cuencas Hidrográficas: Una estrategia para educación ambiental. São Carlos,SP: Rima, 2002. p. 92.  Seção III.   Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1293/1182/4530  Acesso em: 25.10.2024

SANTOS, Silvia Ap. Martins dos; RUFFINO, P. H. P.  Conclusão.  In: SCHIEL, Dietrich; MASCARENHAS, S.; VALEIRAS, N. et al. (org.). O Estudo de Bacias Hidrográficas: Uma estratégia para educação ambiental / El Estudio de Cuencas Hidrográficas: Una estrategia para educación ambiental. São Carlos,SP: Rima, 2002. p. 109.  Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1293/1182/4530  Acesso em: 25.10.2024

SANTOS, Silvia Ap. Martins dos; SCHIAVETTI, A.; DEBERDT, A. J. Qualidade da agua / Calidad del agua. In: SCHIEL, Dietrich; MASCARENHAS, S.; VALEIRAS, N. et al. (org.). O Estudo de Bacias Hidrográficas: Uma estratégia para educação ambiental / El Estudio de Cuencas Hidrográficas: Una estrategia para educación ambiental. São Carlos,SP: Rima, 2002. p. 68 – Cap.7.   Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1293/1182/4530  Acesso em: 25.10.2024

TUNDISI, J.G.; SCHIEL, Dietrich.  A Bacia Hidrográfica como laboratório experimental para o ensino de ciências, geografia e educação ambiental/La Cuenca Hidrográfica como laboratório experimental para la enseñanza de ciências, geografia y educación ambiental. In: SCHIEL, Dietrich; MASCARENHAS, S.; VALEIRAS, N. et al. (org.). O Estudo de Bacias Hidrográficas: Uma estratégia para educação ambiental / El Estudio de Cuencas Hidrográficas: Una estrategia para educación ambiental. São Carlos,SP: Rima, 2002. p. 12-17  Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1293/1182/4530 Acesso em: 25.10.2024

2001

FERREIRA, Edna R. de Oliveira; SCHIEL, Dietrich.  Centro de Divulgação Científica e Cultural. In: CRESTANA, S.; HAMBURGER, E. W.; SILVA, D. M. et al. (org.). Educação para a Ciência: curso para treinamento em Centros e Museus de Ciências. São Paulo: Ed. e Liv. Da Física, 2001. P.611-615   ISBN:9788588325043

SCHIEL, Dietrich.  A Construção do Conhecimento pelo aluno no programa Experimentoteca. In: CRESTANA, S.; HAMBURGER, E. W.; SILVA, D. M. et al. (org.). Educação para a Ciência: curso para treinamento em Centros e Museus de Ciências. São Paulo: Ed. e Liv. Da Física, 2001. P.261-264   ISBN:9788588325043

2000

SANTOS, Silvia Ap. Martins dos; RUFFINO, P. H. P.; SCHIEL, Dietrich.  Programa de Educação Ambiental com a visão integrada de Bacia Hidrográfica: experiências na formação de docentes da Rede Pública de Ensino. In: TUNDISI, J.G.; YAMAMOTO, Y.; DIAS, J.A.K. (org.). Perpectivas para o desenvolvimento sustentável. São Carlos: Prefeitura Municipal de São Carlos, 2000. p. 230-240

SCHIEL, Dietrich; FERREIRA, L. H.; TOMAZZELO, M. G. C. et al. Como a matéria se apresenta no ambiente. In: TOMAZELLO, M. G. C.; SCHIEL, Dietrich. (org.). O livro da Experimentoteca; Educação para Ciências da Natureza através de práticas experimentais: v.1 Piracicaba: VITAE/UNIMEP/CDCC-USP, 2000. p.28-60 Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1295/1183/4537 Disponível em: 24.10.2024

SCHIEL, D.; PERUZZI, H. B. U.; FERREIRA, L. H. et al. Fenômenos relacionados com o ciclo energético. In: TOMAZELLO, M. G. C.; SCHIEL, Dietrich. (org.). O livro da Experimentoteca; Educação para Ciências da Natureza através de práticas experimentais: v.1 Piracicaba: VITAE/UNIMEP/CDCC-USP, 2000. P.61-120 Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1295/1183/4537 Disponível em: 24.10.2024

SCHIEL, D.; TOMAZELLO, M. G. C. O mundo visto por meio da física. In: TOMAZELLO, M. G. C.; SCHIEL, Dietrich. (org.). O livro da Experimentoteca; Educação para Ciências da Natureza através de práticas experimentais: v.1 Piracicaba: VITAE/UNIMEP/CDCC-USP, 2000. P.145-207 Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1295/1183/4537 Disponível em: 24.10.2024