Brasil, 2000, Drama, 84 minutos

Direção: Laís Bodanzky

Elenco: Rodrigo Santoro, Othon Bastos, Cássia Kiss, Gero Camilo, Luís Miranda

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 ANOS

Contém: Temas Sensíveis, Violência

Áudio original em português

Com a atuação aclamada de Rodrigo Santoro em início de carreira, Bicho de Sete Cabeças é um excelente filme, perfeito para fãs de cinema nacional e interessados na luta antimanicomial.

Sendo baseado na história real de Austregésilo Carrano Bueno, o filme atua não só como um drama, mas também como um retrato crítico dos “manicômios” e da percepção cultural sobre drogas, levando a interessantes reflexões sobre o papel e eficácia de tais instituições e o tratamento de vícios e neurodivergências. Como o nome do filme sugere, a trama ocorre como em espiral, problemas inicialmente simples crescem em proporções exageradas se tornando “bichos de sete cabeças”: a história se inicia como um drama familiar que se amplia até a escala social e política.

Em quesitos técnicos, além da atuação excepcional de Rodrigo Santoro enquanto protagonista, o acompanhamento musical e o design sonoro do filme são espetaculares. A utilização de distorção e o aproveitamento das múltiplas saídas de som fazem com que o áudio pareça rodopiar, capturando a sensação de desorientação do filme de forma genial. Em diversos momentos do filme há uma abertura de espaço para o musical ser o foco principal das cenas, como se atuasse junto com os atores, dialogando com o filme.

Tudo isso culmina para formar uma obra nacional única, forte não só em quesitos técnicos, mas também em impacto social. Extremamente genuíno, o filme tece uma trama extensa de aspectos sociais, pessoais e institucionais atrás da problemática manicomial, deixando reflexões que permeiam para muito além do final do filme.

Vinícius Marcatti