LILI MARLENE
Lili Marleen, Alemanha, 1981, Drama Romântico, 115 minutos
Direção: Rainer Werner Fassbinder
Elenco: Hanna Schygulia, Giancarlo Giannini, Mel Ferrer, Karl-Heinz von Hassel, Hark Bohm
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos (contém diálogo adulto, nudez e relação íntima)
Áudio original em alemão com legendas em português
O ano é 1915. Hans Leip, um jovem professor de Hamburgo, é convocado para servir o Império Alemão frente à Primeira Guerra Mundial. Antes de partir para o front, Leip recebeu não apenas um, mas dois beijos de despedida, um de Lili e outro de Marlene. Sentindo-se solitário no campo de batalha, Leip reconfortava-se nas lembranças de casa e escreve um poema para ambas as moças. Com o fim da guerra, Leip retorna à Hamburgo e seus escritos foram esquecidos. Somente em 1937, o escritor retoma seus versos e decide ritmá-los antes de divulgar a então música com sua nação.
Em 1938, o compositor Norbert Schultze, braço direito de Joseph Goebbels, ministro da Propaganda do 3° Reich, enxergou potencial na música e fez uma gravação com Lale Andersen, a qual seria levada ao ar em 1939 pela Estação Rádio Belgrado, uma rádio de vasto alcance europeu. O intuito dos nazistas era transformar a música em um hino de guerra para o soldado alemão, o que realmente aconteceu. Todos os finais de tarde, a rádio tocava a canção e durante 3 minutos e 13 segundos as trincheiras permaneciam silenciosas, para os soldados apreciarem a música. Contudo, ao contrário das expectativas nazistas, soldados de outras nações confortavam-se na doce voz de Lale Andersen. Furioso com tal informação, Goebbels proibiu a canção e baniu a Lale dos palcos.
Décadas depois, o pai do Novo Cinema Alemão, Rainer Werner Fassbinder, revisitou a canção Lili Marleen e elaborou uma história entorno da famosa canção para seu filme de mesmo nome, lançado em 1981. Lili Marleen retrata a história de uma cantora ariana que se apaixona por Giancarlo Giannini, líder de uma resistência antinazista. Impedida de estar junto ao seu amor, Lili grava a canção que rapidamente vira a canção do momento. Identificada por sua canção e por fortalecer as tropas alemãs, Lili torna-se uma espécie de heroína nacional e uma arma de propaganda do regime, embora seu maior desejo é estar junto ao líder da resistência. Lili é capaz de conciliar vidas diametralmente opostas, porém isso será suficiente para sua história de amor se concretizar?
Lara Moreira