Você está visualizando atualmente CDCC/USP sediou o Encontro Municipal de Educação Ambiental de 2024

CDCC/USP sediou o Encontro Municipal de Educação Ambiental de 2024

O evento foi organizado pelo Conselho Municipal de Educação Ambiental (CGEA- São Carlos) em parceria com o CDCC, UFSCar e Rede de Educação Ambiental de São Carlos (REA-SC)

O Encontro Municipal de Educação Ambiental ocorreu entre 05/06 e 08/06, com cerca de 17 atividades variadas voltadas para o tema: “As áreas verdes do município de São Carlos como espaços educadores”, sendo que a maior parte das atividades aconteceram no Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP.

Plantio de mudas

No primeiro dia, o evento iniciou no período da manhã com uma caminhada meditativa na Trilha da Natureza da UFSCar. No período da tarde, a cooperativa socioambiental de trabalho “Reenvolta Socioambiental”, por meio do Programa Rua Viva, realizou o plantio de quatro mudas de árvores, em frente ao CDCC e, os alunos e professores da E.E. Sebastião de Oliveira Rocha, compartilharam a experiência da participação na COP29 em Dubai. No período da noite aconteceu a abertura oficial do evento com uma mesa que abordou o tema “Áreas Verdes de São Carlos como Espaços Educadores” e logo após os participantes desfrutaram de uma atividade cultural com a equipe do projeto de extensão Roda de Samba: Cultura, Sociabilidade e Educação Musical Não-formal da UFSCar.

Tour Ambiental

No dia 06/06, no período da manhã, aconteceu a Reunião Aberta do Conselho Gestor de Educação Ambiental (CGEA-SC), na UFSCar; no período da tarde, a atividade “Tour Ambiental”, projeto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e, por fim, a Oficina “Desvendando a Plataforma Digital OBSERVA SANCA”, durante a noite.

No dia 07/06, no Paço Municipal, foi a vez dos Embaixadores Ambientais das Escolas Estaduais de São Carlos, Itirapina, Descalvado e Ibaté apresentarem o diagnóstico ambiental que realizaram sobre áreas verdes próximas às suas escolas, apontando as potencialidades e os desafios.

Embaixadores Ambientais das Escolas Estaduais

Já o último dia foi recheado de atrações! No período da manhã aconteceram as oficinas no CDCC: “Explorando o uso de Aplicativos para apoio à Visitas Pedagógicas”, com a equipe da Trilha da Natureza UFSCar; “Trilha dos Sentidos e Pegadas”, que ofereceu a confecção de pegadas em gesso de animais da fauna nativa do Cerrado Paulista; e o encontro do curso de Formação “EcoGestores Escolares”. Ainda no período da manhã aconteceu a oficina “Educação ambiental, tecnologia e acessibilidade” no Parque Ecológico de São Carlos. Já o período da tarde foi dedicado a apresentação dos trabalhos submetidos ao EA24 (35 trabalhos) e a reunião do Pré-Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. À noite, encerrando o evento, foi realizado o CineDebate, exibindo o filme são-carlense O Eco em Mim, de Hygor Amorim e Leandro Lima.

A semana foi movimentada e proporcionou diálogos importantes quanto ao tema proposto pelo Encontro Municipal de Educação Ambiental – EA24!

Acompanhe mais notícias e fotos sobre o Encontro Municipal de Educação Ambiental de 2024 no nosso Instagram e Facebook:
www.facebook.com/cdcc.usp
www.instagram.com/cdcc.usp