X+Y

Idem, Reino Unido, 2014, Romance/Drama, 111 minutos

Direção: Morgan Matthews

Elenco: Asa Butterfield, Rafe Spall, Sally Hawkins, Jo Yang

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 ANOS

Contém: Violência, temas sensíveis

Áudio original em inglês com legendas em português

Onde encontrar: YouTube, Torrent

X+Y conta a história de Nathan Ellis, um garoto de 14 anos prodígio em matemática que possui Síndrome de Asperger e, por causa da dela, tem dificuldades em se relacionar socialmente, mas encontra conforto nos números e nos padrões.

A morte precoce do pai em um acidente de carro o leva a viver apenas com a mãe. Mesmo tendo um relacionamento distante com o filho, ela matricula Nathan em uma nova escola, onde conhece seu professor de matemática, com quem consegue manter um relacionamento. Por indicação desse professor, Nathan acaba entrando para a equipe que está tentando representar a Inglaterra nas Olimpíadas de Matemática e é inscrito em um programa de treinamento de férias. O grupo viaja para Taiwan, onde se encontra com outras equipes para um intensivo. O encontro mostra como Nathan lida com a primeira vez fora de casa e a forma como enfrenta a sensação de não ser mais único e convive com pessoas iguais ou mais inteligentes que ele. Na viagem ele conhece Zhang Mei, uma jovem da equipe chinesa com quem faz uma grande amizade. Os dois se dão muito bem justamente pelo contraste de personalidades: Nathan é um garoto sério e com medo de tudo, enquanto Zhang é extremamente ativa e sempre bem humorada. De volta à Inglaterra, onde será realizada a Olimpíada, ele acolhe a menina em sua casa, onde descobrem um interesse amoroso.

Um filme leve para entreter toda a família, a trama busca explorar as complicações do adolescente ao lidar com o amor, a família, amizades, perdas e esperanças, tudo com o ensino da matemática no plano de fundo. O primeiro longa-metragem de Morgan Matthews foi indicado a nove prêmios e ganhador de quatro.

Mayara Sentalin