TÍTULO Vestibular: A Peneira da Universidade
PRODUTORA Videociência
TEMPO 23
ANO DE PRODUÇÃO 1989
SINOPSE O filme fala-nos da batalha por uma vaga nas universidades que ocorre todo ano nos meses de dezembro e janeiro: o vestibular. Fala também da metodologia utilizada nas provas e critérios de aprovação nas principais universidades brasileiras, e também da prova de habilidade específica exigida para os cursos de Música, Educação Física, Desenho Industrial, Arquitetura e Odontologia. O vestibular mais difícil existente no Brasil é o do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica, em São José dos Campos – SP), onde a moradia e o estudo são gratuitos. O vestibular é uma verdadeira maratona realizada em 4 ou 5 dias de prova, exigindo do candidato uma boa forma física e emocional, que pode determinar seu ingresso na universidade. O vestibular mais concorrido é o da FUVEST, elaborado por pessoas especializadas cientificamente. A UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) tem a especialidade de formar pesquisadores, e sua prova de maior peso é a de redação. Cada vestibular tem uma técnica na elaboração das provas. São apresentados depoimentos de coordenadores de vestibular sobre essa forma de seleção, e discute-se ainda outras alternativas para o ingresso em uma universidade. Também fala-nos do trabalho dos cursinhos, que são incumbidos de passar todo o programa do 2º grau em apenas 1 ano.
Número Fita 91